O Politécnico de Castelo Branco, em parceria com as Câmaras Municipais de Castelo Branco, Oleiros, Proença-a-Nova e Vila Velha de Ródão, acaba de lançar o concurso “Um por todos. Todos pelo ambiente! Como podes ajudar a proteger o ambiente?”.

Este concurso, inserido nas atividades do 40.º aniversário do IPCB e lançado em ambiente virtual, tem como objetivo promover uma reflexão sobre problemas ambientais existentes permitindo explorar formas criativas e inovadoras para lidar e minimizar os mesmos.

Destinado aos alunos do ensino secundário ou do terceiro ciclo do ensino básico das escolas pertencentes aos Concelhos que se associaram ao IPCB na organização deste concurso, as candidaturas devem analisar e identificar situações existentes na escola, cidade ou região com um impacto negativo no ambiente, refletindo sobre formas de resolução das mesmas, apresentando propostas exequíveis e passíveis de serem aplicadas.

A participação das equipas escolares será em grupos de 4 elementos e designando um interlocutor que será contactado em nome da equipa. Este interlocutor será também responsável por articular a informação do trabalho a realizar, com a organização do concurso. Os elementos que constituem o grupo terão de pertencer ao mesmo nível de ensino: ensino básico ou ensino secundário.

O júri será nomeada pela organização e será composto por um representante do IPCB, um representante de cada município, um representante da Agência Portuguesa do Ambiente e um representante da Quercus.

Os prémios finais serão atribuídos por concelho e nível de ensino apenas aos primeiros classificados, num valor de 450€ (Agrupamento) e de 150€ (Equipa Participante).

As candidaturas decorrem até 19 de junho e todas as informações podem ser consultadas na página do IPCB em www.ipcb.pt.