O Politécnico de Castelo Branco tem em marcha um conjunto significativo de obras de requalificação dos edifícios das suas escolas superiores Agrária e de Educação, realizadas no âmbito do Projeto Rede Politécnica A23, consórcio do qual é entidade líder.

Com um orçamento global de aproximadamente um milhão de euros, a intervenção prevê a requalificação total do auditório da Escola Superior de Educação, que passa a ter novo pavimento, cobertura e revestimento, para além cadeiras, iluminação e equipamento de som e audiovisual. Será ainda renovado o hall de entrada da escola e as instalações sanitárias adjacentes, e ainda a substituído o pavimento, estores, equipamento audiovisual e iluminação de duas salas de aula.

Na Escola Superior Agrária está em marcha uma intervenção profunda no refeitório, que passa pela substituição de vãos (janelas e portas exteriores), colocação de tetos falsos, nova iluminação e instalação de um novo sistema de climatização, passando também a incluir um espaço de coworking. Será também instalado novo pavimento, substituídas as janelas e colocados tetos falsos no Laboratório de Sistemas de Informação Geográfica (SIG) e numa das salas de aula da ESACB, para além de montada nova iluminação e climatização e pintadas as paredes destes espaços. Ainda na ESACB, vai ser reabilitado um dos auditórios e renovadas as instalações sanitárias contíguas.

Para breve estão previstas novas intervenções nestas e em outras escolas do IPCB, que visam a reabilitação de fachadas e coberturas dos edifícios e a substituição dos equipamentos técnicos para uma melhoria significativa da eficiência energética e de eficiência hídrica, no valor de cerca de 5,7 milhões de euros.

A Rede Politécnica A23 (A23 Polytechnic Network) é um consórcio liderado pelo Instituto Politécnico de Castelo Branco, que integra o Instituto Politécnico da Guarda e o Instituto Politécnico de Tomar. Aprovado no âmbito do aviso 01/ 2021 do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), o projeto visa estabelecer uma rede temática de ensino superior, formação ao longo da vida e investigação aplicada nas áreas da Proteção de Pessoas e Bens e das Competências Digitais.