Na 1ª fase do Concurso Nacional de Acesso (CNA) de 2023 foram colocados no Politécnico de Castelo Branco 702 novos estudantes. Comparativamente com o ano 2022 verifica-se um aumento de 6% (mais 42 estudantes) quando, a nível nacional, se verificou uma diminuição nas candidaturas de 4%, face à mesma fase do ano anterior, bem como uma diminuição de 0,7% dos estudantes colocados em relação à mesma fase do concurso de 2022 (dados da Direcção Geral do Ensino Superior).

António Fernandes, Presidente do IPCB manifesta-se satisfeito por a Instituição que preside ser aquela que, destacadamente, mais cresceu, comparativamente com outros politécnicos, e surgir na quarta posição das instituições de ensino superior que a nível nacional viram o número de colocados crescer, comparativamente com o ano anterior. O IPCB mantém em tendência de crescimento ao nível do CNA, sendo importante referir que 13 licenciaturas do IPCB preencheram todas as vagas disponibilizadas para esta 1.ª fase. Recorde-se que em 2021 e 2022 foram colocados na 1ª fase do CNA respetivamente, 578 e 660 novos estudantes. O IPCB aguarda agora pelos resultados da 2ª fase, habitualmente generosa para a instituição.

Para o Presidente da instituição de ensino superior albicastrense, o aumento de novos estudantes colocados, num ano em que o número nacional de candidatos diminuiu consideravelmente, é motivo de enorme satisfação para toda a comunidade académica e é o resultado do trabalho de todos que tem permitido, no passado recente, afirmar o IPCB como uma instituição credível e rigorosa, e de atitude renovada. Simultaneamente, promove o desenvolvimento e sustentabilidade deste território trazendo jovens para Castelo Banco e Idanha-a-Nova. O IPCB foi também a instituição de ensino superior que mais cresceu em todo o interior do país.

Aos 702 estudantes colocados via concurso nacional acrescem mais de 550 estudantes que poderão ingressar nas licenciaturas através de outras vias. O Concurso Local da Escola Superior de Artes Aplicadas (ESART) tem 88 candidatos (para 60 vagas). Ao nível dos Concursos Especiais, o IPCB conta presentemente com 292 candidatos. Quanto a estudantes internacionais, entre estudantes matriculados e colocados, o IPCB conta com cerca de 200 estudantes. Muito provavelmente, e por limitação do número máximo de admissões imposto pela tutela em cada licenciatura, nem todos os candidatos conseguirão o ambicionado lugar.

Relativamente aos Cursos Técnicos Superiores Profissionais (CTeSP), com a primeira fase de candidaturas a decorrer até dia 28 de agosto, o IPCB conta com mais de 260 candidatos, sendo muito expectável um aumento de novos estudantes colocados em 2023, comparativamente com o ano anterior.

Quanto a mestrados, entre estudantes inscritos e candidatos, mais de 300 estudantes manifestaram vontade de frequentar a sua formação no IPCB, registando-se também neste nível de formação um crescimento substancial.