Pedro Torres, docente da Escola Superior de Tecnologia do IPCB, e Geoffrey Spencer, bolseiro de investigação também no IPCB, realizaram várias ações de disseminação e promoção do projeto SMARTCUT na cidade do Lemgo, Alemanha. Os resultados do projeto foram expostos na SmartFactory OWL, uma infraestrutura de apoio às empresas e centros de investigação reconhecida internacionalmente como um espaço único com os mais recentes equipamentos e tecnologias para a digitalização da indústria, servindo de espaço de cocriação de tecnologias para as fábricas do futuro e como cluster de inovação para a automação industrial.

A equipa do IPCB participou ainda no fórum “From Forests to Factories: Innovating Industry 4.0 for Sustainable Production”, onde Pedro Torres foi orador convidado na sessão “Industry 4.0 Talks”, com apresentação do tópico “Industry 4.0 and Technological Developments for the Digitization of Forestry Machines”. O fórum constituiu-se também como um espaço de debate, que contou com a presença de responsáveis do Instituto Fraunhofer IOSB-INA e do inIT - Institute Industrial IT.

A viagem à Alemanha permitiu ainda apresentar o projeto e abordar novas oportunidades no CIIT - Centro Industrial IT, considerado um centro de ciência para o negócio na área da automação industrial e do qual são associadas grandes empresas tecnológicas alemãs.

O projeto SMARTCUT é um projeto alinhado com a digitalização da indústria florestal, liderado pela empresa Cutplant Solutions, S.A. detentora da marca VICORT e conta como copromotores o Instituto Politécnico de Castelo Branco, a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto – FEUP, o INESC TEC – Porto e a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.