Sondar as necessidades tecnológicas com vista a reforçar a competitividade do tecido empresarial, facilitando a criação de produtos com maior valor acrescentado e capacidade de exportação, foi o objetivo do evento “Valorização da Transferência da I&D+I: o Papel do IPCB na Região”, realizada a 9 de março no auditório dos Serviços Centrais e da Presidência do Instituto Politécnico de Castelo Branco.

A sessão de sensibilização e networking, enquadrada no INOVC+ –  Ecossistema  de Inovação Inteligente da Região Centro e que serviu também de apresentação do projeto, contou com a colaboração de empresas nacionais e internacionais, bem como de centros de interface tecnológica e de outras instituições de investigação, desenvolvimento e inovação (I&D+I), nomeadamente Demola Global, Albesmart, Instituto Kaizen Portugal, Biotek, Instituto de Soldadura e Qualidade (ISQ-LABET), Globalvia, EVOX, Veratech, SensoMatt, INEGI – Instituto de Ciência e Inovação em Engenharia Mecânica e Engenharia Industrial, Pólo de Inovação Digital – PTCentroDIH (do qual o IPCB faz parte) e programa mobilizador PRODUTECH-SIF – Soluções para a Indústria do Futuro).

Presentes estiveram ainda os membros da direção dos clusters “engineering and tooling” (indústria de moldes e plásticos) e TICE.PT – Tecnologias de Informação, Comunicação e Eletrónica, assim como da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro. Em simultâneo, foi promovida uma mostra tecnológica onde se deram a conhecer alguns dos projetos em curso, bem como o trabalho de parceria levado a cabo com agentes do território.

Nesta terceira edição do INOVC, agora designado de INOVC+ e que se estende à sub-região da Beira Baixa (NUT III Beira Baixa) através do IPCB, é proposta a realização de cinco atividades: sensibilização e networking, identificação de tecnologias e necessidades de I&D+I, valorização e comercialização, promoção e disseminação de resultados, estruturação e gestão do ecossistema de inovação.

Recorde-se que se trata de um programa de valorização do conhecimento científico e tecnológico baseado num ecossistema regional de inovação inteligente que envolve instituições de ensino superior, centros de valorização e transferência de tecnologia, e empresas da região centro. O objetivo é o de potenciar o trabalho em rede, contribuindo para a criação de novos produtos e serviços resultantes de atividades de I&D+I.

Com um investimento total de mais de 3,5 milhões de euros, o projeto é cofinanciado pelo CENTRO 2020 e FEDER, no âmbito do AVISO CENTRO-46-2021-23 – Sistema de Apoio a Ações Coletivas: Transferência de Conhecimento Científico e Tecnológico.