Fernanda Delgado, docente da Escola Superior Agrária do IPCB, esteve presente na 8.ª reunião geral e 3.ª Assembleia Geral do Centro de Competências das Plantas Aromáticas, Medicinais e Condimentares (CCPAM), do qual o Politécnico de Castelo Branco é membro integrado. Os trabalhos decorreram na sede do INIAV/BPGV, em Braga, tendo sido apresentados os projetos em curso e em plano, definido o plano estratégico 2023-27, e nomeados os órgãos do novo Executivo e Conselho Consultivo, tendo a docente Fernanda Delgado sido indigitada para integrar este último Conselho.

Integrada numa jornada dupla, a iniciativa incluiu um Encontro de Produtores e outros agentes de PAM, realizada nas instalações da AMU.Bio, com a presença de Isabel Carvalhais, Eurodeputada e membro da Comissão da Agricultura e Desenvolvimento Rural. Nesta reunião muito participada fez-se a abordagem do setor das PAM na atualidade, com as dificuldades que o setor está a passar e com as novas estratégias a seguir, tendo ficado lançada a estratégia para o desenvolvimento de uma Associação Interprofissional para o setor, a criar até abril de 2024. Isabel Carvalhais abordou o tema das tendências da política europeia para a Agricultura e o Desenvolvimento Rural para o setor das PAM.

O Politécnico de Castelo Branco, através da sua Escola Superior Agrária, procura ser uma mais valia para o desenvolvimento dos objetivos estratégicos do CCPAM a nível local, regional , nacional e internacional, nomeadamente: desenvolver investigação aplicada e inclusiva, direcionada para a resolução dos constrangimentos da fileira e para o desenvolvimento de produtos/ processos inovadores e potenciadores do valor acrescentado da mesma; Promover a partilha eficiente de conhecimento entre os diferentes agentes do Setor; Realizar encontros de produtores e outros atores da fileira, para reflexão e construção de propostas para o desenvolvimento do setor.