O novo Curso Técnico Superior Profissional (CTeSP) em Tecnologia Educativa Digital arranca no próximo ano letivo na Escola Superior de Educação do IPCB e vai formar profissionais capazes de desempenhar funções complementares da atividade docente.

A nova formação do Politécnico de Castelo Branco pretende contribuir para a transformação digital em curso nas organizações educativas, formais e não formais, preparando técnicos capazes de desempenhar funções na área da utilização das tecnologias e das infraestruturas digitais, sendo capazes de dar resposta a desafios relacionados com a criação e utilização de conteúdos digitais em contexto educativo.

Os futuros técnicos em Tecnologia Educativa Digital serão capazes de produzir recursos multimédia, gerir e organizar plataformas web, contribuir para a integração curricular das TIC, assegurar a manutenção de equipamentos e apoiar laboratórios, desenvolvendo a sua atividade em centros de recursos multimédia, bibliotecas/ mediatecas, laboratórios de línguas, ciências e matemática, em espaços educativos específicos, empresas de produção de meios tecnológicos, ou em espaços educativos.

Os CTeSP são cursos de ensino superior com um cariz eminentemente prático, tendo a duração de dois anos, onde se inclui um estágio de 6 meses. Podem candidatar-se todos os titulares do 12.º ano de escolaridade, de um curso profissional de nível 4, ou habilitação legalmente equivalente, ou ainda titulares de um CET ou outro grau de ensino superior. Após conclusão, os alunos podem prosseguir estudos numa licenciatura, através da candidatura aos Concursos Especiais - Titulares de CTeSP, beneficiando de creditação de formação (equivalência) de algumas disciplinas realizadas no CTeSP. Os estudantes dos CTeSP têm acesso aos mesmos apoios sociais dos restantes graus de ensino superior.