O Gabinete de Acesso ao Ensino Superior do Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB) estará em funcionamento entre 18 de julho e 7 de agosto (primeira fase de candidaturas ao ensino superior), de segunda a sexta-feira, das 9:30 às 12:30 e das 14:30 às 16:30, no edifício dos Serviços Centrais e da Presidência (Avenida Pedro Álvares Cabral – junto ao Hospital Amato Lusitano).
António Fernandes, Presidente do IPCB, refere tratar-se de um serviço gratuito de apoio aos jovens da cidade e da região, bem como às suas famílias, numa fase importante das suas vidas, com a formalização da candidatura ao ensino superior.
Recorde-se que o IPCB disponibiliza para o próximo ano letivo um total de 992 vagas para os cursos de licenciatura lecionados nas suas seis escolas superiores: Agrária, Artes Aplicadas, Educação, Gestão, Saúde e Tecnologia. António Fernandes, congratula-se com a resposta do IPCB ao aumentar 5% as vagas em relação ao ano letivo anterior. São mais 44 vagas distribuídas pelos cursos de licenciatura com mais procura e que nos últimos anos têm tido preenchimento quase pleno via Concurso Nacional de Acesso. Segundo o Presidente do Politécnico, a diminuição de vagas nas instituições de ensino superior de Lisboa e do Porto (medida imposta pela tutela) poderá traduzir-se num aumento da procura nas outras instituições de ensino superior, como é o caso do IPCB. Para já, a Instituição que preside cumpriu o seu papel, ao aumentar as vagas até ao limite permitido.
Às vagas das licenciaturas acrescem as 560 vagas para os 25 Cursos Técnicos Superiores Profissionais (CTeSP) do IPCB, com as candidaturas a decorrerem até ao dia 3 de setembro. Os candidatos aos CTeSP têm de reunir um de três requisitos seguintes: 12.º ano de escolaridade concluído; mais de 23 anos e aprovação em provas especialmente adequadas; ou titularidade um Curso de Especialização Tecnológica ou outro grau de ensino superior.
As candidaturas a Mestrados e Pós-graduações encontram-se igualmente a decorrer, com 469 vagas para 20 cursos de mestrado e 150 vagas para pós-graduações, em alguns casos na modalidade de ensino a distância.