O Politécnico de Castelo Branco assinou um protocolo de cooperação com a Câmara Municipal de Castelo Branco, que tem como objetivo a colaboração pedagógica e técnica na área da monitorização do Parque do Barrocal.

O acordo prevê a realização do diagnostico da evolução das plantas e das várias espécies existentes neste emblemático parque da cidade e compreender o impacto da atividade turística junto das mesmas, assim como indicar caminhos para a valorização e preservação das espécies na perspetiva da promoção turística do Parque do Barrocal.

O Presidente do IPCB considera que a assinatura deste protocolo é mais um exemplo da disponibilidade da Instituição em colaborar com as entidades da região, colocando, no caso concreto, os seus recursos humanos ao serviço do desenvolvimento e preservação do território. António Fernandes acrescenta que a valorização do Parque do Barrocal, património com uma riqueza natural e cultural singulares, é um desígnio que deverá ser assumido por todas as instituições relevantes da região, pela sua importância enquanto património natural, mas também pelo papel que poderá ter enquanto laboratório de investigação e de educação ambiental e promotor da oferta turística da região.

A equipa de trabalho é constituída por docentes e investigadores da Escola Superior Agrária do IPCB, estando prevista a elaboração de um relatório técnico com as conclusões do trabalho realizado.

O projeto de colaboração entre as duas entidades, IPCB e Câmara Municipal de Castelo Branco, foi preparado em articulação com o Vice-presidente da autarquia, Hélder Henriques, que mostrou grande entusiasmo com a colaboração e cooperação institucional que se perspetiva.