O Politécnico de Castelo Branco apresentou dois projetos na categoria de inovação, no Concurso de Ideias ARRISCA C – Concursos de Ideias de Negócio.
Os projetos FireEvac e ForestON, classificados nas 20 melhores ideias de inovação, apresentaram respetivamente, uma aplicação informática que pretende contribuir para o desenvolvimento inteligente de edifícios, baseada na IoT (Internet das Coisas), possibilitando a rápida evacuação dos ocupantes dos edifícios em situação de emergência; e, no âmbito do conceito ForestON, o desenvolvimento de soluções de comunicação entre diferentes agentes que operam em espaços florestais e agrícolas sob o paradigma do conceito das smart farms e smart forestry.
O IPCB, para além de fazer parte do júri do concurso nas várias etapas de avaliação dos projetos, apoiou também o concurso na categoria GOLD, desta forma está previsto o apoio em mentoria e incubação, a 6 projetos classificados nos cinco melhores, nas categorias de Inovação, Inovação Social e Inovação Júnior.
O programa da sessão da entrega dos prémios da 11.ª Edição do Concurso de Ideias ARRISCA C, incluiu a apresentação pitch dos 14 projetos finalistas, das várias categorias a concurso (Inovação, Inovação Social e Inovação Júnior).
Houve também oportunidade para discutir a “Inovação e criatividade em contextos adversos”, com empreendedores de sucesso, nomeadamente Márcia Neves, Co-Fundadora da RYAPURTECH; César Henriques, Fundador e Diretor Geral da EcoX; e Paulo Antunes, Fundador da Golden Cap.
A sessão da abertura contou com o Dr. Nuno Mendonça, Coordenador Responsável do Projeto INOVC+ e Presidente do Júri do ARRISCA C 2022, e com a Dra. Marilene Rodrigues, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Miranda do Corvo, entidade anfitriã do evento, e a sessão de encerramento teve a presença da Dra. Neusa Magalhães, Secretária Técnica do Centro 2020 (CCDRC) e do Professor Dr. Luís Simões da Silva, Vice-Reitor da Universidade de Coimbra para a Inovação e Empreendedorismo, entidade líder do Consórcio INOVC+.
Já os vencedores da categoria Inovação foram os projetos “NervGen - Dispositivos médicos biodegradáveis para regeneração nervosa periférica” (primeiro lugar), “Peeking Window” (segundo lugar) e “PAPILOMA” (terceiro lugar). Na categoria Inovação Social o vencedor foi a equipa do projeto “A COMUNICAR É QUE A GENTE SE ENTENDE”, em segundo lugar ficou a equipa “FIND4U” e, para fechar o pódio, o projeto “TECI - Dispositivo Tecnológico de Identificação Humana”. O primeiro lugar da categoria Inovação Júnior foi atribuído ao projeto “CurtAlgas”, o segundo ao “SolarH20” e o terceiro à equipa do “Drink&Charge”.
Foi ainda atribuído o Prémio Câmara Municipal de Coimbra ao projeto “NervGen - Dispositivos médicos biodegradáveis para regeneração nervosa periférica” e houve uma Menção Honrosa à Dra. Deolinda Estevinho, que se dedicou de forma total e incansável a dez edições do ARRISCA C.
O ARRISCA C 2022 é uma das ações do Projeto INOVC+: Ecossistema de Inovação Inteligente da Região Centro, cofinanciado pelo CENTRO 2020, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.
Liderado pela Universidade de Coimbra, o consórcio do INOVC+ inclui 19 entidades, desde Instituições de Ensino Superior, entre elas o IPCB; Centros de Valorização e Transferência de Tecnologia; Centros Tecnológicos e Parques de Ciência e Tecnologia da Região Centro.
O projeto tem como missão consolidar um Ecossistema de Inovação Inteligente, aberto e inclusivo, incorporando uma oferta completa de recursos, infraestruturas e dinâmicas, com apostas transversais e sectorialmente orientadas, contribuindo assim para a sustentabilidade e competitividade da Região Centro.