O Politécnico de Castelo Branco aderiu ao Programa Riscos & Desafios, iniciativa promovida pelo Centro de Respostas Integradas (CRI) de Castelo Branco que pretende promover a saúde, a adaptação académica e o crescimento psicossocial do jovem estudante de ensino superior, através do desenvolvimento de competências pessoais e sociais.

O Riscos & Desafios é um programa de prevenção universal, compreensivo, integrador e multicomponente que visa o desenvolvimento de competências de vida.

É dirigido a estudantes do 1.º ano do ensino superior, sendo composto por 8 sessões semanais de 2 horas, que abordam os seguintes temas: processo de adaptação ao ensino superior - desenvolver competências; competência interpessoal; estados emocionais; autonomia e interdependência; identidade e autoestima; otimização do tempo e integridade e relações interpessoais positivas.

A dinamização do programa estará a cargo das técnicas dos Serviços de Ação Social do IPCB afetas aos serviços de bolsas e ao apoio psicológico, que se encontram já a realizar formação especializada, em conjunto com técnicos de outros serviços da cidade, no sentido de poderem ser aplicadas as necessárias ferramentas de intervenção junto da comunidade académica do IPCB.