O Instituto Politécnico de Castelo Branco entrou em 2020 para o ranking da SIR - SCImago Institutions Rankings, plataforma internacional de avaliação e análise dos resultados da investigação científica realizada nas instituições de ensino superior ou em centros dedicados à investigação científica e à inovação.

A entrada nesta lista pressupõe a existência de pelos menos 100 trabalhos publicados pela instituição com registo na base de dados SCOUPUS, durante o ano anterior ao período de tempo analisado. No ano de 2020, estão presentes no SIR 26 instituições de ensino superior portuguesas, onde se incluem, para além do IPCB, os politécnicos de Bragança, Coimbra, Leiria, Lisboa, Porto, Setúbal, Viana do Castelo e Viseu.

A entrada neste prestigiado ranking reflete o aumento da produção científica dos docentes e investigadores do Politécnico de Castelo Branco, que segue em linha com as políticas de fomento da atividade de investigação implementadas pela instituição. Em 2018, o IPCB criou e registou na Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) 5 novas Unidades de Investigação e Desenvolvimento (UID), que se juntaram à UID CERNAS, já existente e que possui avaliação de Muito Bom. Atribui também anualmente aos seus docentes e investigadores apoios financeiros para a produção científica.