O Politécnico de Castelo Branco e o Centro de Biotecnologia de Plantas da Beira Interior estiveram presentes na BIO’n’TEQ: Mostra Tecnológica de Biotecnologia que decorreu no Biocant Park, em Cantanhede.

A representação esteve a cargo de docentes e investigadores José Carlos Gonçalves, Maria do Carmo Horta e Ofélia Anjos, com a coordenação da docente Constança Rigueiro, tendo sido apresentados resultados de projetos ligados à biotecnologia branca (ambiente) e biotecnologia verde (agroalimentar).

A iniciativa pretendeu dinamizar a troca de boas práticas entre investigadores e o tecido empresarial, promover tecnologias da área de biotecnologia e estabelecer parcerias estratégicas. Para além da exposição tecnológica, o evento incluiu diversas talks temáticas e mesas redondas temáticas.

As mostras incluíram um processo de reutilização de resíduos em compostos fertilizantes, caracterização de substâncias de espécies vegetais e respetivas aplicações e ainda sistemas in vitro de propagação de plantas, com destaque para os sistemas de biorreatores de imersão temporária. No decorrer do certame foi possível discutir temáticas afins com diversos parceiros, instituições de investigação e empresas, por forma a promover e difundir o conhecimento técnico e científico e sua transferência para a criação de valor, tal como pretende o projeto INOV C+, onde estão enquadradas estas ações.

Partilhe