No âmbito do projeto Ordo Christi, liderado pelo Instituto Politécnico de Castelo Branco, com a copromoção dos Institutos Politécnicos da Guarda, de Tomar e da Naturtejo, e apoiado pelas Câmaras Municipais de Castelo Branco, Covilhã, Fundão, Idanha-a-Nova, Penamacor, Vila Velha de Ródão, e ainda pelas Dioceses de Portalegre-Castelo Branco e da Guarda, realiza-se no dia 8 de junho, pelas 14:30, no Instituto Politécnico de Tomar, o II Seminário – Perspetivas Artísticas da Ordem de Cristo entre o Zêzere e o Tejo.
É inegável a importância que assumiu a Ordem de Cristo na região da Raia. Esse facto que fica expresso nas múltiplas manifestações históricas e artísticas que proliferam, especialmente entre o final da Idade Média e a Época Moderna, ao longo das Comendas que a Ordem possuía na região. Nesse sentido, o II Seminário: Perspetivas Artísticas da Ordem de Cristo entre o Zêzere e o Tejo, tem como objetivo estudar, promover e comunicar o património associado às Comendas da Ordem de Cristo entre os dois rios. Contribuindo, desse modo, para a valorização patrimonial e preservação da memória histórica-artística.
O projeto Ordo Christi é um projeto de investigação aplicada, CENTRO-01-0145-FEDER-023684, co-financiado pelo Programa Operacional Regional do Centro através dos fundos europeus FEDER, em que a FCT é o órgão de gestão intermédia que acompanha a gestão do investimento.
A entrada é livre, mas sujeita a inscrição obrigatória até 6 de junho, que pode ser efetuada em https://www.eventbrite.com/e/bilhetes-2o-seminario-perspetivas-artisticas-da-ordem-de-cristo-entre-o-zezere-e-o-tejo-46448358290 ou através do email ordochristi@gmail.com.
Será entregue certificado de participação.