“Temas Emergentes da Fisioterapia Desportiva e da Performance” foi o tema da 3.ª edição de apresentações de trabalhos de alunos da licenciatura em Fisioterapia da Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias do IPCB e de fisioterapeutas estagiários, também formados esta escola do IPCB, atualmente a trabalhar no Sporting Clube de Braga. A sessão decorreu no auditório da Cidade Desportiva e contou com a presença dos elementos do Departamento Clínico do Sporting de Braga, bem como outros participantes da Escola Superior de Saúde da Universidade de Aveiro e do ISAVE.

Os estagiários de fisioterapia da ESALD-IPCB, Daniel Reis, Bárbara Coelho, Nuno Fonseca, Rodrigo Falcão, João Carvalho, Joana Dias e Beatriz Mesquita, apresentaram diversos temas de relevância para a prevenção de lesões, condições clínicas, abordagens terapêuticas, recomendações para o retorno à prática desportiva após lesão.

Os fisioterapeutas Ana Bacalhau, João Laureano, Luís Monteiro, Margarida Ribeiro e Tiago Joana, licenciados na escola albicastrense e atualmente a terminar o seu estágio profissional no clube, apresentaram trabalhos de investigação relacionados com a intervenção da fisioterapia no desporto, que foram desenvolvidos neste ano de estágio profissional.

Os docentes da ESALD-IPCB destacaram a qualidade científica dos trabalhos produzidos pelos alunos e pelos estagiários formados na ESALD, e o seu contributo para explorar novas abordagens da fisioterapia no contexto desportivo.

Francisco Miranda, Head Physio/ Sport Science do Departamento Médico e do Gabinete de Otimização Desportiva do Sporting de Braga destacou a relevância dos temas abordados, que contribuem para uma maior fundamentação científica da prática desportiva no campo da fisioterapia, e a articulação entre o clube e as instituições de ensino superior, que permite uma real aproximação entre o contexto da formação académica e a prática profissional. Neste sentido, o protocolo existente entre o Sporting de Braga e a ESALD-IPCB tem permitido aos alunos de fisioterapia a realização de estágios curriculares e profissionais, reforçando os quadros do Sporting de Braga com profissionais formados na ESALD/IPCB.

A sessão que foi transmitida em direto, podendo ser visualizada em https://vimeo.com/event/3503918.