Fernanda Delgado, docente da Escola Superior Agrária do IPCB, foi a cientista convidada da iniciativa “Escola Ciência Viva”, programa educativo que combina o trabalho prático e experimental na educação em ciências com o ambiente educativo característico de um centro de ciência, integrando-se no projeto educativo da Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica.

A atividade decorreu no Centro Ciência Viva da Floresta, em Proença-a-Nova, e contou com a participação de 20 alunos a frequentar o 2° ano no agrupamento de escolas local, que tiveram oportunidade de conhecer as plantas aromáticas e os aromas dos óleos essenciais, assim como comparar, através de um jogo de aromas, com o aroma dos óleos essenciais extraídos dessas mesmas plantas.

A atividade enquadra-se também nos objetivos do projeto Plants4ageing - Potencial das Plantas Aromáticas e Medicinais no Envelhecimento Cardiovascular e da divulgação e promoção da literacia científica.

O “Escola Ciência Viva” aplica os recursos da moderna museologia científica ao currículo do 1º ciclo do ensino básico e tem como objetivo desenvolver nos alunos o prazer de aprender, experimentar e descobrir, estimulando desde cedo o contacto das crianças com o mundo que os rodeia.