A exposição “Mulheres Naturalistas do Passado” vai estar patente na biblioteca da Escola Superior Agrária do IPCB até dia 8 de junho, e reúne catorze aguarelas de Luísa Ferreira Nunes, docente da ESACB-IPCB, homenageando não só algumas das pioneiras que se dedicaram à exploração científica do mundo natural, mas também as descobertas, por vezes esquecidas ou ignoradas, que estas fizeram sobre a fauna ou a flora.

Organizada pelo Centro Ciência Viva da Floresta, a exposição chega a Castelo Branco e à instituição onde a autora é docente integrada nas atividades de celebração do 40º aniversário do início das atividades letivas da Escola Superior Agrária de Castelo Branco.

A exposição pode ser visitada todos os dias úteis, das 9:00h às 17:30h.

SOBRE A EXPOSIÇÃO
Nesta fascinante viagem, conhecemos os feitos extraordinários e frequentemente esquecidos de mulheres que desbravaram fronteiras na ciência natural. Visionárias e muitas vezes eclipsadas pela narrativa histórica dominante, dedicaram suas vidas à exploração e compreensão do mundo natural numa época em que só aos homens era reconhecida a habilidade, sentido e credibilidade para o fazer.
De Maria Sibylla Merian, que desafiou as convenções do século XVII para explorar as selvas da América do Sul, a Jeanne Baret, a primeira mulher a circum-navegar o globo disfarçada de homem no século XVIII, cada das 14 mulheres naturalistas representadas deixou a sua marca única na história da ciência através das suas observações meticulosas, ilustrações exuberantes e coragem notável abrindo caminhos para o entendimento mais profundo da biodiversidade e da interconexão entre os seres vivos.
Esta exposição traz ao presente as pioneiras do espírito de aventura inspirando aqueles que fazem perdurar o seu gosto pela descoberta do mundo natural.

SOBRE A AUTORA
Luísa Nunes é docente de ecologia e entomologia no Instituto Politécnico de Castelo Branco, Portugal. A sua paixão pelo naturalismo levou-a a realizar várias expedições em regiões remotas do mundo. A ilustração é o seu hobby, com dezoito livros publicados. O mais popular é o seu Diário da Natureza, cujo tema muda anualmente. Pode acompanhar as viagens de Luísa Nunes pelo mundo natural no Instagram em luisalark.