A Escola Superior de Educação do IPCB inaugura no dia 6 de março, pelas 17:30, a Exposição “Casimiro Freire, fundador das Escolas Móveis e Apóstolo da Instrução Popular”.

Esta exposição, cedida pela Câmara Municipal da Sertã, estará disponível no átrio da escola até dia 14 de março e pretende dar a conhecer uma personalidade natural de Pedrogão Pequeno, um dos principais fundadores e grande apoiante de uma importante iniciativa educativa do final do Séc. XIX, as Escolas Móveis, que tinham como como finalidade procurar diminuir o analfabetismo de grande parte da população portuguesa da época.

Sendo familiar próximo do poeta João de Deus, e um entusiasta pela sua Cartilha Maternal: Método de leitura, Casimiro Freire foi grande impulsionador da aplicação do método de ensino de João de Deus às Escolas Móveis. Polemista em jornais da época contra o analfabetismo e a incúria governativa nesta matéria, por parte da monarquia, defendeu desde o início a Associação de Escola Móveis com o Método de João de Deus, criada em 1882.

As Escolas Móveis foram adotadas, posteriormente, por iniciativa oficial da 1ª República, funcionando de 1913 a 1930 em prol de uma educação elementar da população escolar e estendendo-a, igualmente, à população adulta.