Eurico Correia Monteiro, Embaixador Extraordinário e Plenipotenciário da República de Cabo Verde na República de Portugal desde janeiro de 2017, é o próximo convidado das Conferências do Politécnico/Santander Universidades.

Com o tema “Cooperação Portugal - Cabo Verde no domínio da Formação”, a conferência decorre a 3 de outubro, no Auditório Comenius dos Serviços Centrais e da Presidência do IPCB, às 18h00. Com entrada livre e aberta a toda a comunidade, haverá também oportunidade para o Senhor Embaixador de Cabo Verde reunir, pelas 19h15, com os estudantes oriundos de Cabo Verde a estudar no IPCB.

Licenciado pela Faculdade de Direito da Universidade Clássica de Lisboa, Eurico Correia Monteiro é professor convidado na Universidade Jean Piaget, no Instituto Superior de Ciências Jurídicas e Sociais e no Instituto Superior de Ciências Económicas e Empresarias, onde leciona as disciplinas de Direito do Trabalho, Direito Comercial, e Direito Processual Civil.

É também consultor do Banco Mundial para a Reforma da Administração Publica Cabo-verdiana e para a reforma da legislação Marítima em Cabo Verde, e Consultor do PNUD para a Reforma da Legislação Municipal.

Eurico Correia Monteiro é advogado e consultor jurídico, autor e coautor de inúmeros projetos de diplomas legislativos, entre eles foi Supervisor do Projeto da Constituição da República de Cabo Verde de 1992, coautor do Projeto de Estatuto Disciplinar dos Agentes da Administração Pública, coautor do Projeto de Estatuto de Aposentação e Sobrevivência, autor do Projeto de Diploma sobre o Domínio Público Marítimo, membro da Comissão Técnica de redação do Novo Código de Processo Penal; membro da Comissão Técnica de redação do Projeto do Novo Código de Processo Civil; coautor do projeto de Lei da Administração Municipal; autor do Projeto de Lei de Bases Gerais das Cooperativas; coautor dos de Projetos de Revisão do Código Eleitoral; coautor do projeto do Regime Jurídico da Mobilidade na Administração Pública, e autor do projeto de Estatutos da Ordem dos Médicos de Cabo Verde.

Foi Ministro da Justiça, da Administração Pública e do Trabalho (1991 a 1993), Ministro de Estado, da Justiça e do Trabalho (1993 a 1995), Presidente da Comissão de Investimentos Externos (1991 a 1994) e Deputado à Assembleia Nacional (1995 a 2016).

Eurico Correia Monteiro nasceu em S. Tomé, é filho de pais cabo-verdianos, de nacionalidade cabo-verdiana, advogado e consultor jurídico.