A revista científica Applied Sciences, acaba de publicar um estudo do Politécnico de Castelo Branco e da Universidade de Novi Sad – Sérvia.
O estudo, iniciado em 2019, incidiu sobre o uso e a aceitação das plataformas de e-learning, dentro da comunidade de estudantes e de docentes em ambas as instituições.
Foram autores desse estudo os docentes da Escola Superior de Tecnologia do IPCB - UID DiSAC, Ângela Oliveira e Rogério Dionísio, e os docentes Teodora Vuckovic, Darko Stefanovic, Danijela Ciric Lalic e Djordje Przulj, da Faculdade de Ciências Aplicadas da Universidade de Novi Sad.
O estudo investigou os fatores cruciais para medir o sucesso do sistema de informação utilizado no processo de e-learning, considerando as transformações no ambiente de trabalho. Foi motivado pelas mudanças causadas pela pandemia COVID-19 e pela mudança para ambientes de aprendizagem totalmente online, suportados por sistemas de e-learning, ou seja, aprendizagem suportada em sistemas de informação.
A investigação foi realizada numa amostra composta por docentes e alunos das duas instituições. Surgindo, assim a proposta de um novo modelo para a medição do sucesso dos sistemas de informação, que inclui os fatores de proatividade, adaptabilidade e resistência à mudança.

A publicação está disponível em https://bit.ly/40d5j1v