Os estudantes da licenciatura em Enfermagem Veterinária do IPCB participaram no XIX Congresso Internacional Veterinário Montenegro, que decorreu em Santa Maria da Feira e teve como tema “The next decade without secrets”.

Considerado o maior congresso veterinário da Península Ibérica, o evento teve como objetivo abordar cientificamente as tendências da medicina veterinária dos anos 20 deste século, concretamente, Anticorpos Monoclonais, Cirurgia Minimamente Invasiva, Saúde Mental, One Health, Marketing Digital, Dermatologia sem Antibióticos e Animal Welfare.

A comitiva do IPCB incluiu mais de 20 alunos, acompanhados pelos docentes Ana Matos, Luis Figueira, Beatriz do Vale e Mariana Ribeiro, que tiveram oportunidade de contactar com os cerca de 3000 participantes e mais de 40 prestigiados oradores do congresso.

A docente Ana Matos, membro da Comissão Científica do congresso, moderou uma das mesas realizada no âmbito da Sala de Enfermagem Veterinária, umas das 5 em funcionamento simultâneo na iniciativa, dedicada a enfermeiros veterinários e estudantes, tendo os estudantes finalistas de Enfermagem Veterinária do IPCB apresentado dois posters científicos na área de cuidados de enfermagem em animais selvagens, no âmbito do Concurso de Posters de Enfermagem Veterinária.

A participação dos alunos num congresso com esta importância é um privilégio. O evento complementa a formação dos estudantes, dá a possibilidade de um desenvolvimento académico diferenciado e uma oportunidade de cresceres como futuros profissionais da enfermagem veterinária, proporcionando interessantes momentos de partilha e interação entre os vários profissionais do sector.