Os estudantes da Escola Superior de Tecnologia do IPCB André Salvado, David Pereira, João Ramalho, Pedro Mendes e Vasco Ferreira estão a prestar apoio informático aos cerca de 6.000 alunos das escolas do concelho de Castelo Branco, e respetivas famílias, que se encontram a estudar a partir de casa.

A iniciativa surge no seguimento do desafio lançado pela Câmara Municipal de Castelo Branco à empresa VINCI Energies, cuja subsidiária Axians abriu em março de 2020 um Centro de Engenharia no Centro de Empresas Inovadoras de Castelo Branco, e ao Instituto Politécnico de Castelo Branco. Foi assim estabelecida uma parceria que resultou na criação de uma linha telefónica de apoio técnico, que conta com o apoio dos estudantes do IPCB e de colaboradores da Axians.

António Fernandes, Presidente do Instituto Politécnico de Castelo Branco, adianta que o tempo que vivemos é um tempo absolutamente extraordinário. Como é extraordinário o esforço de toda uma verdadeira comunidade com um notável espírito de ajuda e colaboração, sendo esta parceria institucional um exemplo de resultado concreto. A necessidade de transformação digital em que a sociedade se encontra vem sendo, há algum tempo, identificada pelo Município de Castelo Branco, com o apoio à instalação de empresas relevantes neste sector, como é o caso da AXIANS. A participação dos estudantes do Politécnico neste processo, para além de se traduzir na resposta a uma necessidade imediata, dando apoio técnico no acesso a plataformas tecnológicas e digitais, e contribuindo para literacia digital agora obrigatória, reveste-se de particular interesse pela formação e valorização obtida ao serem inseridos em equipas de trabalho da AXIANS, de reconhecido mérito.