Licenciatura em Engenharia das Energias Renováveis

Objectivos Gerais

A Licenciatura em Engenharia das Energias Renováveis visa formar recursos humanos com as competências adequadas para o vasto leque das necessidades das indústrias emergentes no país (e na região) no sector das energias renováveis, promovendo a sua competitividade e sustentabilidade. Os seus principais objectivos são:

• Formar técnicos superiores na área das Energias Renováveis, com conhecimentos especializados na aplicação e integração das tecnologias associadas às energias renováveis, com vista ao aproveitamento, racionalização e produção de energia (térmica e/ou eléctrica).
  • Contribuir para o desenvolvimento das energias renováveis em Portugal e dar resposta à necessidade de técnicos superiores numa área carente de oferta de formação qualificada, nomeadamente na zona onde se insere esta instituição de ensino superior.
  • Contribuir para a diminuição dos efeitos ambientais negativos decorrentes da utilização das energias fósseis, ao formar técnicos superiores que saibam harmonizar as soluções energéticas mais adequadas e ambientalmente mais sustentáveis para cada situação.
  • Gerar oportunidades de negócio num ambiente de liberalização do mercado da energia.

Condições de Acesso

Provas de Ingresso
Física e Química + Matemática (A ou B)

Nota do Último Colocado
Consulte aqui

Preferência Regional (válida apenas para a 1ª fase)
Castelo Branco, Guarda, Leiria, Portalegre, Santarém, R. A. Açores, R. A. Madeira

Preferência Habilitacional (válida apenas para a 1ª fase)
602,604,606,812,814

Classificação Mínima e Cálculo de Nota
Prova de ingresso - 95 valores
Nota de candidatura - 95 valores
Média do Secundário - 65%
Provas de ingresso - 35%

Plano Curricular

Saídas Profissionais

Após conclusão do curso, os licenciados em Engenharia das Energias Renováveis terão as seguinte saídas profissionais:

• Desenvolvimento de projectos na área da instalação e produção de sistemas que utilizem Energias Renováveis, de forma isolada ou integrada.
  • Consultadoria na área das Energias Renováveis (projecto, análise de viabilidade técnico/económica de projectos, avaliação das melhores práticas/técnicas).
  • Manutenção e assistência técnica a equipamentos e sistemas de aproveitamento de Energias Renováveis.
  • Desenvolvimento e integração de soluções para produção de energia a partir de fontes renováveis.
  • Gestão de sistemas e processos que utilizem Energias Renováveis.
Grau
Nível EQF / ISCED
Código Escola / Curso
3053 / 8463 (CNAEF - 522)