Pós-Graduação em Turismo Gastronómico e Enológico

Objectivos Gerais

• Desenvolver uma compreensão aprofundada da relação entre gastronomia, enologia e turismo, e o seu impacto na cultura e economia local.
  • Capacitar os estudantes a analisar as tendências e dinâmicas de mercado no setor de turismo gastronómico e enológico e a identificar oportunidades de negócio.
  • Proporcionar conhecimentos teóricos e práticos sobre gestão de restaurantes, gestão de vitivinícolas e outros estabelecimentos enogastronómicos.
  • Familiarizar os estudantes com as técnicas de prova e harmonização de vinhos com a comida, bem como com os processos de produção de vinhos e a sua importância para o turismo enológico.
  • Promover a valorização da cultura alimentar e das tradições culinárias locais, incentivando a preservação do património gastronómico.
  • Desenvolver competências de planeamento e organização de eventos gastronómicos, festivais e roteiros enogastronómicos.
  • Explorar o potencial do turismo sustentável e responsável, destacando a importância da preservação ambiental e do comércio justo no setor.
  • Estimular o empreendedorismo e a inovação no turismo gastronómico e enológico, incentivando os estudantes a desenvolverem projetos e ideias inovadoras.
  • Capacitar os estudantes a utilizar estratégias de marketing digital para promover negócios enogastronómicos e atrair turistas.
  • Fomentar a investigação académica e a produção de conhecimento na área do turismo gastronómico e enológico, no desenvolvimento do projeto final de pós-graduação.

Plano Curricular

Grau