Licenciatura em Gestão Comercial


Objectivos Gerais

A licenciatura em Gestão Comercial pretende abordar diversas áreas de competência ao nível da gestão, marketing, ciências sociais e de tecnologia aplicada, com o objetivo de proporcionar aos estudantes competências técnico-práticas atuais, que lhes permitam planear, dirigir e coordenar as atividades relacionadas com o marketing e a comercialização de produtos e/ou serviços de qualquer empresa ou instituição.

O plano de estudos do curso está delineado com o propósito de gerar profissionais com a qualificação necessária para saber:
  • Efetuar a análise de diagnóstico da empresa e sua envolvente no mercado doméstico e internacional.
  • Definir estratégias e políticas comerciais e de marketing da empresa, bem como o respetivo plano de ação comercial.
  • Delinear as políticas de produto, preço, comunicação, distribuição, entre outras.
  • Analisar e compreender as várias técnicas de captação e acompanhamento dos clientes, com base em novos modelos de relacionamento com o cliente.
  • Aplicar métodos e técnicas de logística e de distribuição.
  • Definir e implementar uma estratégia de e-commerce aplicada a contextos de internacionalização

Condições de Acesso

Provas de Ingresso
Economia OU Português OU Matemática (A ou B)

Nota do Último Colocado
Consulte aqui

Preferência Regional (válida apenas para a 1ª fase)
Castelo Branco, Évora, Guarda, Portalegre, Santarém, Viseu

Preferência Habilitacional (válida apenas para a 1ª fase)
085, 086, 216, 345, 571, 575, 582, 602, 604, 606, 672, 720, 722, 725, 726, 733, 746, 747, 764, 765, 784, 831, 832, 841, 980, 981, 996, A14, A16, A18, A20, A57, A58, G05, G09, G10, G11,G18,G22, G23, G24, G27, G31, G47, G56, G65, G80, P27,P28, P31, P51, P59, P64, P82, P93, R07, S05, S17, S18, S21, S36, S50, S66, T05

Classificação Mínima e Cálculo de Nota
Prova de ingresso - 95 valores
Nota de candidatura - 95 valores
Média do Secundário - 65%
Provas de ingresso - 35%

Plano Curricular

Saídas Profissionais

  • Gestão Comercial
  • Gestão de Marketing
  • Gestão de Produtos/serviços e de Equipas de Vendas
  • Gestão de Comunicação Empresarial
  • Gestão de Distribuição e Logística
  • Gestão de Pontos de Venda
  • Gestão de Força de Vendas
  • Gestão de Clientes
  • Técnico de Relações Públicas e Publicidade
  • Técnicos de Merchandising
  • Técnico de Estudos de Mercado
Grau
Licenciatura
Nível EQF / ISCED
6 / 6
Código Escola / Curso
3054 / L021
Unidade orgânica
Escola Superior de Gestão
Regime
Diurno
ECTS
180
Coordenador
Nuno Guerra
Data de acreditação A3ES
20-02-2018
Prazo de acreditação A3ES
6 anos
Número de registo DGES
R/A-Cr 58/2015
Data de registo DGES
16-06-2015