A Escola Superior de Gestão de Idanha-a-Nova do IPCB acolheu, nos dias 11 e 12 de janeiro, o 8.º Encontro de Investigadores do Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais da Universidade de Évora (CICS.NOVA.UÉvora). A iniciativa contou com a presença de investigadores seniores e juniores das universidades de Évora e do Algarve e dos institutos politécnicos de Castelo Branco, de Beja, e de Portalegre.

A realização deste encontro teve como objetivo central estreitar o contacto com os atores territoriais e, muito em particular, consolidar a cooperação entre as instituições de ensino superior que integram esta Unidade de Investigação.

Ao longo dos dois dias, o grupo de investigadores refletiu sobre o plano de atividades do ano transato, tendo igualmente aprovado o plano para o ano de 2020. Simultaneamente, teve lugar um workshop de análise de dados qualitativos, sob a coordenação da Professora Doutora Helena Arco, com o objetivo de atualizar conhecimentos sobre as metodologias qualitativas e a exploração das principais funcionalidades do programa NVivo.

Para além da vertente científica, o encontro teve uma vertente cultural, que incluiu a atuação do Grupo de Adufeiras do Rancho Etnográfico de Idanha-a-Nova, uma visita a Idanha-a-Velha, Aldeia Histórica de Portugal, e a degustação de algumas iguarias locais proporcionadas pelos docentes e alunos da licenciatura de Gestão Hoteleira, da ESGIN-IPCB.

Desta iniciativa resultou um conjunto de compromissos no âmbito da investigação fundamental, da investigação aplicada, da formação de investigadores juniores e na assessoria técnico-científica a trabalhos de extensão universitária a realizar durante o ano de 2020. A coordenação do CICS.NOVA.UÉvora e a equipa de organização consideraram que foram atingidos os objetivos propostos, tendo em conta a avaliação final de todos os investigadores participantes, pelo que iniciativas deste âmbito devem ter continuidade no futuro, envolvendo outros investigadores.