Objectivos Gerais
- Responder às necessidade de formação profissional dos estudantes
- Desenvolver conhecimentos científicos, pedagógicos e técnicos de nível aprofundado
- Desenvolver as dimensões pessoal, cívica e ética da profissão docente
- Desenvolver competências de análise crítica, inovação e de investigação nos domínios da Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico.
Plano Curricular
1º Semestre
Unidades curriculares | Tempo de trabalho | Créditos | |
---|---|---|---|
Total | Contacto | ||
Necessidades Educativas Especiais | 108 | TP: 45; OT: 3; | 4 |
Organização Educativa e Desenvolvimento Curricular | 108 | TP: 45; OT: 3; | 4 |
Língua Portuguesa | 135 | T: 15; TP: 45; OT: 3; | 5 |
Ciência Naturais | 108 | TP: 30; PL: 20; OT: 3; | 4 |
História Regional- Espaço e Identidade | 108 | TP: 45; OT: 3; | 4 |
Opção | 108 | TP: 45; OT: 3; | 4 |
Tópicos de Matemática | 135 | TP: 60; OT: 3; | 5 |
2º Semestre
Unidades curriculares | Tempo de trabalho | Créditos | |
---|---|---|---|
Total | Contacto | ||
Didática do Português e Estudo do Meio Social | 202.5 | TP: 60; OT: 3; S: 12; TC: 15; | 7.5 |
Didática da Matemática e Ciências Naturais | 202.5 | TP: 60; PL: 30; OT: 3; TC: 7.5; | 7.5 |
Didática das Expressões Artísticas e da Motricidade | 189 | TP: 90; OT: 5; | 7 |
Metodologias da Investigação em Educação | 108 | TP: 45; OT: 4; | 4 |
Intervenção Pedagógica em Creche | 108 | TP: 15; OT: 5; E: 35; | 4 |
1º Semestre
Unidades curriculares | Tempo de trabalho | Créditos | |
---|---|---|---|
Total | Contacto | ||
Seminário de Relatório de Estágio I | 54 | OT: 2; S: 25; | 2 |
Didática Integrada da Educação Pré-Escolar | 189 | TP: 60; OT: 10; TC: 20; | 7 |
Prática Supervisionada em Educação Pré-Escolar | 567 | OT: 10; E: 270; | 21 |
2º Semestre
Unidades curriculares | Tempo de trabalho | Créditos | |
---|---|---|---|
Total | Contacto | ||
Seminário de Relatório de Estágio II | 54 | OT: 2; S: 25; | 2 |
Prática de Ensino Supervisionada em 1º Ciclo do Ensino Básico | 567 | OT: 10; E: 270; | 21 |
Didática Integrada do 1º Ciclo do Ensino Básico | 189 | TP: 60; OT: 10; TC: 20; | 7 |
Saídas Profissionais
Para além do perfil geral e perfis específicos de desempenho profissional do Educador de Infância e do Professor do 1º Ciclo do Ensino Básico existem outras funções educativas que podem desempenhar, nomeadamente:
- Habilitação para a Docência
- Projetos de Educação Itinerante
- Educação Especial
- Educação de crianças em Estabelecimentos Prisionais
- Conselhos Municipais de Educação
- Cooperação na Formação Inicial e Contínua de Educadores de Infância
- Trabalho em Ludotecas, Ecotecas e Bibliotecas Escolares
- Tempos Livres (A.T.L)
- Projetos em Museus e outros espaços educativos/culturais
- Extensões educativas e de lazer de Câmaras Municipais e Juntas de Freguesia
- Programas de Complemento Educativo
- Outros
- Serviços Educativos de Instituições ou Organizações públicos ou privados.