A Escola Superior de Educação do IPCB e a Escola Básica de São Tiago do Agrupamento de Escolas Afonso de Paiva de Castelo Branco associaram-se na comemoração da Semana Nacional da C&T 2019, realizando um conjunto de ateliês de Ciência Experimental sob o lema “Ciência Incrível!”.

As crianças do 1.º Ciclo do Ensino Básico da Escola de São Tiago tiveram a oportunidade de compreender experimentalmente que a Ciência explica muitos dos fenómenos que ocorrem no nosso quotidiano. Para tal, foram criadas as condições para que pudessem verificar o rigor do processo da experimentação em ciência, assumindo a postura indagadora e uma atitude heurística de previsão de resultados. No final, as crianças confirmaram que a Ciência é Incrível!

Do ponto de vista formativo, a participação dos estudantes da licenciatura em Educação Básica da ESECB-IPCB foi uma mais valia, pois permitiu-lhes desenvolver competências pedagógico-didáticas em contexto de prática.

Os ateliês desenvolvidos abordaram diversos tópicos, nomeadamente: (a) Explorando o mundo vivo invisível: observação de células; (b) Transformações de materiais: Do balão mágico que se enche sem se soprar, até à obtenção de espuma divertida; (c) Os pigmentos das plantas e a fotossíntese; (d) Flutuar e afundar: comportamento do limão quando mergulhado na água; (e) De que são vestidas as aves?: Importância das penas para as aves, entre outros.

A coordenação das atividades foi realizada pelos docentes ESECB Dolores Alveirinho e Paulo Afonso e pelos docentes da EB São Tiago Manuel Carlos Nunes (Coordenador da Escola) e Maria Sanches Galante. A iniciativa contou ainda com a colaboração dos estudantes do 2.º ano da licenciatura em Educação Básica, bem como dos alunos ERASMUS de nacionalidade espanhola e italiana que fazem parte desta turma.