
O Professor Paulo Gonçalves participou no "Encontro Fidelidade Comunidade – Aproximar e Transformar Juntos" a convite da Fidelidade Comunidade, no painel "Inovação territorial no Ribatejo: parcerias e soluções para o território do futuro”. O evento decorreu no dia 11 de novembro de 2025, no Centro Cultural de Samora Correia, onde foram reforçados laços e promovidas trocas de experiências entre diferentes setores e Organizações Sociais do Sul e Centro-Sul, criando pontes, com um objetivo comum: melhorar a vida das pessoas em cada região.
No painel, o Professor Paulo Gonçalves partilhou a sua experiência, nos trabalhos conjuntos que tem tido na última década com instituições sociais da região. Estes trabalhos fizeram ou fazem parte dos projetos EUROAGE, GMOVE+, EUROAGE+. Ao longo dos projetos foram desenvolvidos estudos e ferramentas tecnológicas para o envelhecimento ativo e saudável da população idosa envolvendo várias instituições do setor social, entre as quais se encontram a Santa Casa de Vila Velha de Ródão e a Santa Casa da Misericórdia de Castelo Branco, para além de outras em Portugal e Espanha.
No painel participaram ainda representantes da Fundação Mendes Gonçalves, da Golegã, e da Incubadora de Inovação Social do Baixo Alentejo. O painel foi moderado por representante da Fidelidade Comunidade.
A participação do Professor Paulo Gonçalves enquadra-se no projeto Mente D'Agente, em que a Santa Casa da Misericórdia de Vila Velha de Ródão é líder e o laboratório de robótica do IPCB colabora no desenvolvimento de várias plataformas para trabalhar com os idosos, aspectos cognitivos, físicos e interação social.
Participaram ainda no encontro, o bolseiro de investigação do IPCB, Pedro Rosa, assim como as técnicas superiores da Santa Casa da Misericórdia de Vila Velha de Ródão, Marta Semedo e Sofia Ribeiro, em representação do Projeto Mente D'Agente. Este projeto foi premiado na 5ª edição do Prémio Fidelidade Comunidade