Dolores Estrela Alveirinho e Paulo Afonso, docentes da Escola Superior de Educação do IPCB, coordenaram e supervisionaram a realização da 2.ª edição dos Ateliês de “Ciência… a Sério”, realizados no Agrupamento de Escolas Afonso de Paiva.
Em resposta ao convite dos professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico da Escola Afonso de Paiva, os docentes e estudantes da ESECB – IPCB dinamizaram atividades de ciência experimental, realizadas durante duas tardes nos espaços da EB Afonso de Paiva, que contaram com a participação das 7 turmas de alunos do 1.º ao 4.º ano de escolaridade desta Escola, envolvendo um total de 175 crianças, acompanhadas pelas respetivas professoras.
Da parte da Escola Superior de Educação participaram os alunos do 2.º e 3.º ano da Licenciatura em Educação Básica, a frequentar as unidades curriculares de Ciências da Natureza e Experimentais e Didática da Matemática, respetivamente, e ainda os alunos do 1.º ano do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, a frequentar a UC de Ciências Naturais, num total de 55 estudantes. A equipa da ESECB-IPCB contou ainda com a participação ativa de alunos ERASMUS, de nacionalidade espanhola e italiana, que fazem parte destas turmas.
Os Ateliês “Ciência…a Sério, 2.ª Edição”, possibilitaram, mais uma vez, que as crianças mergulhassem ativamente na experimentação em ciência, manuseando diversos materiais e equipamentos, com o propósito de aprenderem subtilmente conteúdos do seu currículo.
Aos estudantes da ESECB-IPCB foi dada oportunidade para, de forma extralectiva, mobilizarem conceitos e práticas, num contexto pedagógico de interação com crianças do 1.º CEB.
No final, crianças, estudantes e professores, num total de 240 pessoas, revelaram uma constelação de alegrias pelo sucesso do “Ciência… a Sério, 2.ª edição”.