A Escola Superior de Educação (ESE) do Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB) assinalou a 23 de junho o seu 39.º aniversário com uma cerimónia comemorativa no auditório desta unidade orgânica do IPCB.

Volvido o momento musical a cargo de Natália Riabova e David Lloyd, a sessão prosseguiu com a intervenção de Paulo Silveira, que começou por elogiar a dedicação de todos os que têm colaborado com a instituição. O diretor da ESE anunciou a aprovação do Curso Técnico Superior Profissional (CTeSP) em Tecnologia Educativa Digital, “área estratégica alinhada com a formação desta escola”, equipada com um centro de competências na área e onde é ministrada a licenciatura em Educação Básica.

A presidente da Associação de Estudantes da ESE, Melani Rodrigues, reiterou o empenho na “integração e participação de todos” através da “construção de melhores projetos de ensino” e do “desenvolvimento de aptidões adicionais que sejam reconhecidas nas estruturas curriculares dos cursos”, como as aulas de língua gestual portuguesa proporcionadas no atual ano letivo aos docentes e não docentes.

Por seu turno, Fátima Regina Jorge, presidente do Conselho de Representantes da ESE, recordou o caminho de “conquistas e vicissitudes” superadas “com o contributo de toda a comunidade académica” e que conduziram à “expansão das áreas de formação e investigação” da Escola Superior de Educação de Castelo Branco.

A fechar o leque de depoimentos, António Fernandes, Presidente do IPCB, informou a plateia acerca dos concursos relativos às obras de requalificação da ESE, tendo sido já adjudicadas as empreitadas referentes a duas salas, ao auditório e ao hall de entrada.

Ponto alto do programa foi a conferência “A Nova Crise do Homem ou o Combate pela Ilustração”, proferida pelo poeta, ensaísta e investigador António Carlos Cortez, do Centro de Estudos Humanísticos da Universidade do Minho, e com moderação de Natividade Pires. O professor teceu considerações sobre a crise de valores numa educação que deve revalorizar as relações humanas e não só preparar para o mercado de trabalho e para o sucesso. Ante uma sociedade tecnocrática e burocrática onde faltam referências histórico-culturais e competências linguísticas, o autor defende o regresso à cultura livresca, às artes e humanidades, salvaguardando pensamento e exigência pedagógica, matrizes do ideal educativo.

Foram ainda entregues os prémios de mérito aos melhores alunos no ano letivo 2021/22: João Filipe Vicente Gil (CTeSP Desporto), Anna Koltsova (CTeSP Recreação Educativa para Crianças), Bruno Miguel Almeida Santos Gaspar (licenciatura Desporto e Atividade Física), Maria Raquel Espírito Santo Ranito (licenciatura Educação Básica), Fátima Filipa Pimenta Alves (licenciatura Secretariado), Paulo César Pereira Salgueiro (licenciatura Serviço Social), Filipe Miguel Feijó Gonçalves (mestrado Atividade Física), Noémia do Rosário Batista da Conceição Marques e Patrícia do Nascimento Nunes (mestrado Educação Especial – Domínio Cognitivo e Motor), Rute Isabel Caldeira Mateus (mestrado Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico), Inês Isabel Azeitona Vivas (mestrado Gerontologia Social), Quidy Sara Pimenta Lourenço da Silva (mestrado em Intervenção Social Escolar). A iniciativa rematou com a homenagem aos colaboradores recentemente aposentados: a docente Madalena Leitão, e os funcionários Guilhermina Luís e Carlos Abel Luís.