A Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias do IPCB esteve representada no Congresso Anual da Associação Europeia de Medicina Nuclear (EANM’18), que decorreu em Dusseldorf, na Alemanha, onde os docentes Sara Ferreira e Domingos Vieira e as recém-licenciadas Joana Lopes e Susana Lopes, da Licenciatura em Imagem Médica e Radioterapia, apresentaram trabalhos científicos perante os cerca de 6200 participantes na iniciativa.

Considerado um dos maiores eventos científicos sobre Medicina Nuclear em todo o mundo, para além da formação contínua e do contacto com os mais recentes avanços tecnológicos no sector da Indústria, a participação da ESALD – IPCB permitiu validar a qualidade do trabalho científico que a Licenciatura em Imagem Médica e Radioterapia tem vindo a desenvolver. Os resumos foram publicados no European Journal of Nuclear Medicine and Molecular Imaging (Impact Factor 7.704).

A comunicação oral da autoria de Joana Lopes, Luísa Afonso e Sara Ferreira, intitulada “Correlational descriptive study of PET/CT versus 4DCT in Radiotherapy planning of Non-Small Cell Lung Carcinoma: Systematic Literature Review”), apresentada pela recém-licenciada Joana Lopes, consistiu numa revisão sistemática da literatura sobre o planeamento de radioterapia de cancro do pulmão de não pequenas células, com o objetivo de compreender quais das técnicas, 4DCT ou PET/CT, mais beneficiam a definição do volume alvo no planeamento da radioterapia, avaliando as vantagens e desvantagens de cada técnica, a utilidade que têm na definição do volume alvo e se o uso dessas mesmas técnicas pode estar associado a um maior controlo local da doença. Esta comunicação resulta do trabalho de final de curso, sob orientação da Professora Doutora Sara Ferreira.

A comunicação oral da autoria de João Valente e Sara Ferreira, intitulada “Practical learning simulator of nuclear medicine imaging artifacts: a tool to teach future nuclear medicine technologists about imaging artifacts and its role in resolving”, apresentada pela Professora Doutora Sara Ferreira, resultou da plataforma BrainAnswer, desenvolvida pelo Professor Doutor João Valente, e da criação conjunta com a Professora Doutora Sara Ferreira de um protocolo para estudo de artefactos aplicado a imagens médicas em Medicina Nuclear. Este simulador de imagens com artefactos foi utilizado pelos alunos do 3º ano da Licenciatura de Imagem Médica e Radioterapia na disciplina de Fusão de Imagens Médicas, tendo sido os resultados apresentados nesta comunicação.  

O poster da autoria de Susana Lopes, Marco Caetano e Sara Ferreira, intitulado “PET/CT in the evaluation of hypoxia for Radiotherapy Planning of Head and Neck Tumors: Systematic Literature”, apresentado pela recém-licenciada Susana Lopes consistiu numa revisão sistemática da literatura sobre o planeamento de radioterapia de tumores da cabeça e pescoço com o PET/CT, com o objetivo de identificar os radiofármacos mais adequados para a deteção de hipoxia celular por meio de imagens PET/CT e reconhecer os benefícios do planeamento do tratamento radioterapêutico através das técnicas de IMRT e VMAT. Este poster resulta do trabalho de final de curso, sob orientação da Professora Doutora Sara Ferreira.

Partilhe