O EIMAD 2022 – 8.º Encontro Internacional de Investigação em Música, Artes e Design tem lugar de 7 a 9 de julho na Escola Superior de Artes Aplicadas do IPCB, em Castelo Branco, Portugal.

Mantendo a missão de divulgar, alavancar e promover a investigação nos campos do design, da música, das artes e suas intersecções, adota, este ano, um modelo híbrido, acontecendo online e presencialmente, devido à atual situação com a pandemia por COVID-19 e a situação geopolítica, permitindo assim, um aumento da participação e o impacto do congresso, uma vez que se repensam conceitos de mobilidade, das fronteiras terrestres e a globalização.

Nesta edição participam 162 autores de países como Tailândia, Malásia e Índia, Brasil, Equador e Estados Unidos da América, Portugal, Itália, Irlanda do Norte, Espanha, Alemanha e Suíça, assinalando o crescimento e notoriedade do EIMAD a nível internacional.

De igual forma e sem comprometer a incumbência de disseminar resultados e processos de investigação, em linhas específicas ou campos transdisciplinares, em 2022 associa-se ao projeto Nova Bauhaus Europeia (New European Bauhaus – NEB), promovido pela Comissão Europeia. O NEB tem um âmbito reformista centrando-se na resolução de problemas sociais e na transição climática da UE de modo mais estético, sustentável e inclusivo. As comunicações dos quatro keynote speakers do EIMAD 2022, estão alinhadas ao New European Bauhaus, bem como os artigos de diversos autores.

Os keynote speakers desta edição são Pedro Rebelo (Portugal), compositor, performer e artista sonoro ativo na área da música de câmara, instalação e improvisação; Carlos Teixeira (Brasil), professor de design, diretor da Action Lab e coordenador do programa de PhD, aconselhando os alunos a utilizarem a estratégia das capacidades de design em espaços complexos de inovação; Markus Weisbeck (Alemanha), designer gráfico e professor baseado em Weimar e Frankfurt am Main, e investigador de grafismos visuais; e Sabine Junginger (Suiça) professora, investigadora e designer perita nos princípios, métodos e processos do design centrado no ser humano.

Esta edição do EIMAD é possível com o apoio do programa EUROACE, da Câmara Municipal de Castelo Branco e da Câmara Municipal de Vila Velha de Ródão. Teve ainda apoio das seguintes entidades: Unidade de Investigação em Design e Comunicação (UNIDCOM/IADE); Centro de Investigação em Informação, Comunicação e Cultura Digital (CIC.Digital – Pólo FCSH/Nova); Directive Council of Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT); Grupo de investigação em Design para o Território (RETHINK); Centro de Investigação em Arquitectura, Urbanismo e Design (CIAUD / FA–ULisboa); Instituto de Etnomusicologia – Centro de Estudos em Música e Dança (INET-md),(FCSH-UNL); Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical (CESEM); Cumulus Association; Ground Research Networks (Common Ground); e do Instituto de Investigação em Design, Media e Cultura (ID+).