Vasco Soares e João Caldeira, docentes da Escola Superior de Tecnologia do IPCB e investigadores do Instituto de Telecomunicações, são editores de uma edição especial na revista científica internacional Electronics dedicada ao tema “Delay Tolerant Networks and Applications”. A equipa de editores inclui também o Prof. Dr. Joel J. P. C. Rodrigues da Universidade Federal do Piauí, Brazil.

Esta edição especial visa reunir investigadores, académicos, cientistas e estudantes para trocar as suas ideias, experiências e resultados de investigação mais recentes sobre DTNs e suas aplicações.

As redes tolerantes a atrasos, ditas delay/disruption-tolerant networks (DTN), têm sido uma área de investigação ativa devido à sua importância e vasta gama de inúmeras aplicações em cenários e ambientes desafiantes. As DTN consistem apenas em nós móveis, ou em nós fixos e móveis, que ocasionalmente se aproximam uns dos outros. As oportunidades de comunicação são normalmente curtas e esporádicas, tornando assim as comunicações entre nós extremamente desafiantes e resultando num processo muito lento de disseminação de dados. As potenciais aplicações de DTN incluem, mas não estão limitadas a, redes interplanetárias, redes de veículos, redes para resposta a emergências, recuperação de desastres, operações militares, aplicações de deteção ambiental, rastreio e monitorização, e comunicações em áreas remotas e rurais e em países em desenvolvimento.

A revista Electronics (ISSN 2079-9292; CODEN: ELECGJ) é uma publicação da editora MDPI, é indexada na base de dados JCR e detém elevado fator de impacto na comunidade científica.

Para mais informações e submissão de contribuições, consultar a hiperligação www.mdpi.com/journal/electronics/special_issues/dtna