Vasco Soares e João Caldeira, docentes da Escola Superior de Tecnologia do IPCB e investigadores do Instituto de Telecomunicações, são editores convidados do número especial da revista científica Internacional Electronics.
Esta edição especial é dedicada ao tema “IoT in Smart Homes”, e tem por objetivo a partilha de experiências e resultados de investigação, sobre as mais recentes inovações, tendências e preocupações, bem como desafios e soluções nos domínios das casas inteligentes e da Internet das coisas.
A equipa de editores é constituída por Jaime Galán-Jiménez da Universidade de Extremadura e Jesús Ángel Román Gallego da Escuela Politécnica Superior de Zamora e a publicação, da editora MDPI, é indexada na base de dados SJR.
As casas inteligentes (do inglês smart homes) são um domínio de aplicação da Internet das Coisas (do inglês Internet of Things, IoT) que utiliza dispositivos ligados à Internet para permitir a monitorização remota e a gestão inteligente de aparelhos e sistemas domésticos. Além disso, os sistemas e dispositivos domésticos inteligentes podem funcionar em conjunto para automatizar acções baseadas nas preferências dos proprietários das casas. As vantagens das casas inteligentes são numerosas. Proporcionam conveniência, conforto, segurança e eficiência energética aos proprietários. As casas inteligentes também podem ajudar a reduzir a pegada de carbono.
O artigo pode ser consultado em https://www.mdpi.com/journal/electronics/special_issues/3078EIF829