Fernanda Delgado e Maria Teresa Coelho, docentes e investigadoras do IPCB/ Escola Superior Agrária, apresentaram trabalhos nas 8as Jornadas Ibéricas de Horticultura Ornamental, realizadas em Coimbra. A docente Fernanda Delgado moderou ainda uma mesa de conferencistas e integrou a Comissão Organizadora das jornadas.

Os trabalhos apresentados constaram de uma comunicação oral no âmbito dos trabalhos de investigação que as docentes têm desenvolvido com a esteva  “Cistus ladanifer, um recurso ornamental-funcional sustentável: propagação e instalação em Jardim demonstrativo” e da apresentação de uma comunicação em painel no âmbito dos trabalhos de Fernanda Delgado com o Jardim de Plantas Aromáticas e Medicinais-ESA/CBPBI, em colaboração com o CBPBI e seus técnicos e bolseiros no âmbito do Projeto Plants4ageing, “Jardins sensoriais de plantas aromáticas”.

Para além  da análise dos desafios da produção deste setor e da proposta de soluções validadas pela ciência, tais como a edição genética de plantas ou técnicas agronómicas para produzir de forma mais sustentável, utilizando menos água, pesticidas e adubos, no contexto das alterações climáticas e do Pacto Ecológico Europeu, ficou patente nestas jornadas que o confinamento no período COVID levou a um crescendo da importância das plantas e flores para o consumidor final, que tem vindo a procurar cada vez mais produtos sustentáveis, tanto ao nível de métodos de produção, como da comercialização.

Os benefícios dos espaços verdes em contexto urbano para o bem-estar das populações e para a melhoria do ambiente estão cientificamente comprovados. Na mesa-redonda ‘Gestão de Espaços Urbanos, Paisagísticos e Turísticos”, para além de aspetos relacionado com um turismo mais de natureza e de dinamização do interior do país e as perspetivas do aumento de calor de 2051 a 2100 provocando muitas mortes, foi evidenciado que têm que ser criadas mais estruturas verdes que diminuam esta tendência, diminuindo também a contaminação atmosférica. Nestas jornadas foram evidenciadas estratégias que promovam a aplicação de boas práticas ambientais, tendo em vista a otimização da produção, a utilização e a sustentabilidade das plantas ornamentais em Portugal.

A organização da iniciativa foi liderada pela Associação Portuguesa de Horticultura, em parceria com a Escola Superior Agrária de Coimbra e a Sociedade Espanhola de Ciências Hortícolas, e com o apoio da APPPFN - Associação Portuguesa de Produtores de Plantas e Flores Naturais e da Associação Portuguesa das Camélias.