Regina Vieira e Marisa Candeias, docentes da licenciatura em Serviço Social da Escola Superior de Educação do IPCB e investigadoras integradas da Unidade de Investigação, Age.Comm, participaram na Conferência Europeia de Educação em Serviço Social promovida pela Associação Europeia de Escolas de Serviço Social (EASSW), da qual o IPCB é associado desde 2022, e pelo Instituto Superior de Serviço Social do Porto.

A conferência constituiu-se como um fórum internacional de diálogo e discussão sobre preocupações, desafios e práticas na educação em Serviço Social, tendo como temas centrais o respeito pela diversidade, a igualdade e a conquista de sociedades socialmente responsáveis.

A docente Regina Vieira apresentou a comunicação “The Curricular Internship in Social Work at ESE-IPCB - Social projects in communities and territories”, da autoria de Regina Vieira, Marisa Candeias, Marco Domingues e Adriana Mendes. Promoveu também o workshop “Let us reflect on ethics in Social Work! Practice, Education and research”, com as docentes Maria Irene Carvalho, do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa e Teresa Silva, do Instituto Superior de Serviço Social - Universidade Lusíada de Lisboa.

A docente Marisa Candeias integrou o simpósio “Innovative theoretical and methodological approaches incorporating space in social work education” ,  juntamente com os docentes Felipe Saravia Cortés, da Universidad del Bío-Bío (Chile) e Dharman Jeyasingham, da Universidade de Manchester (Reino Unido), com a apresentação “The spatial dimension in first degree of rural social workers education: Reflections and recommendations for social intervention in places with low demographic density”.

Sobre a participação nesta fulcral conferência, as docentes destacam a oportunidade para partilhar o conhecimento produzido pela licenciatura em Serviço Social do IPCB e o aprofundar de vínculos nacionais e internacionais com outros investigadores e escolas com formação em Serviço Social e noutras áreas das Ciências Sociais, viabilizando possibilidades em matéria de investigação e melhoria da qualidade da formação dos alunos da ESECB.