Paulo Gonçalves, docente do IPCB e investigador integrado no Instituto de Engenharia Mecânica do Instituto Superior Técnico, é editor do número especial da revista "Computers & Industrial Engineering", dedicado às tecnologias emergentes de inteligência artificial para a indústria 5.0 e às cidades inteligentes. A equipa de editores inclui professores de Taiwan e Índia.

A publicação da editora Elsevier é indexada na base de dados Scopus e detém elevado fator de impacto na comunidade científica.

A Indústria 5.0 dedica-se à personalização de serviços na indústria e neste sentido é o passo seguinte à já bem conhecida indústria 4.0. Utiliza inteligência artificial e serviços baseados em sistemas cognitivos, focados na cooperação entre humanos e máquinas inteligentes. Baseada nas tecnologias de Internet das Coisas, blockchain, realidade virtual, sistemas fuzzy, redes neuronais, algoritmos meta-heurísticos, entre outros, o objetivo da indústria 5.0 é a personalização de serviços. Estas técnicas emergentes de inteligência artificial possibilitam também a conectividade de edifícios, dados, energia, transporte, etc., que trazem inúmeras inovações a várias aplicações industriais.

Esta edição especial da revista pretende explorar as várias aplicações de Inteligência Artificial, com o intuito de melhorar a qualidade dos sistemas de produção, logística, indústria 5.0 e cidades inteligentes.

As contribuições para a revista estão abertas até 30 de julho de 2021, através do site www.journals.elsevier.com/computers-and-industrial-engineering/call-for-papers/call-for-papers-emerging-artificial-intelligent-technologies