O docente da Escola Superior Agrária do IPCB, António Francisco Canatário Duarte, publicou 2 Guias de Boas Práticas para uso eficiente da água: "Guia de boas práticas para o uso eficiente da água no sector olivícola" e "Guia de boas práticas para o uso eficiente da água no sector vitivinícola".
Estas publicações surgem inseridas no acordo de prestação de serviços do IPCB à empresa ÍNDICE-Consultores e no âmbito do programa WATER MATTERS financiado pelo Fundo Ambiental.
Os 2 guias estão a ser divulgados na região de Leiria, onde a empresa se encontra sediada, e noutras zonas do país em que se entendeu de interesse, bem como junto das associações de agricultores, nomeadamente associações de regantes na região da Beira Interior.
António Canatário Duarte é professor adjunto na Escola Superior Agrária do IPCB, Doutorado em Agronomia pela Universidade de Córdoba e Mestre em Engenharia da Rega e dos Recursos Agrícolas pelo Instituto Superior de Agronomia (Universidade de Lisboa). É também investigador no Centro de Estudos GEOBIOTEC na área da Conservação do Solo e da Água nos sistemas agroflorestais.