José Pedro Rebola Ferreira de Sousa assumiu a 30 de novembro a Direção da Escola Superior de Gestão de Idanha-a-Nova do IPCB, cargo para o qual foi eleito após o ato eleitoral realizado no dia 4 de novembro. A cerimónia incluiu a tomada de posse do novo Sub-Diretor da escola, João Renato Sebastião.

A Presidente do Conselho de Representantes deu início à cerimónia com um agradecimento à Diretora cessante, Sara Brito Filipe, que “se empenhou e contribuiu para desenvolvimento da ESGIN, o nosso muito obrigada!”. Reconhecendo ao Diretor eleito as competências necessárias para liderar a escola, Ana Pinto alertou para os desafios que a sociedade enfrenta atualmente, para a necessidade de valorizar as pessoas que diariamente trabalham na ESGIN, “Uma escola que com o contributo e a participação ativa de todos melhorará continuamente.”, e para a importância da procura do sucesso escolar dos estudantes e da sua plena integração. Terminando com uma referência aos benefícios das sinergias com a comunidade, Ana Pinto mostrou-se convicta que José Pedro Sousa cumprirá os eixos estratégicos do seu Plano de Ação.

O Presidente do IPCB agradeceu a disponibilidade e entrega com que Sara Brito Filipe exerceu o cargo de Diretora e a João Renato Sebastião, que ocupou o cargo de Subdiretor durante uma parte substancial desse mandato. Desejando os maiores sucessos a José Pedro de Sousa, cujo nome “a comunidade ESGIN considerou que deveria avançar de forma consensual”, António Fernandes mostrou-se confiante que o novo Diretor “defenderá sempre que devem ser os órgãos da escola, com a maturidade que lhes é exigida, a refletir e tomar as melhores decisões pela e a bem da ESGIN”. Convicto que o novo Diretor atuará sempre com elevada lealdade institucional a bem da ESGIN, do IPCB e da região, o Presidente do IPCB elencou alguns desafios para o mandato que agora inicia, nomeadamente a especialização e diversificação da oferta formativa, a consolidação e valorização da investigação, a cooperação institucional, a sustentabilidade organizacional e a melhoria das infraestruturas.

Começando por agradecer ao Presidente do IPCB, “pode contar connosco, assim como estou certo que todos nós, nesta escola, poderemos contar consigo” e à Diretora cessante, “pelo seu percurso de 12 anos na Direcção, em que revelou uma inexcedível capacidade de trabalho e que em muito contribuiu para a afirmação da escola, com um inegável sacrifício pessoal e familiar em prol da instituição”, José Pedro Sousa considerou ter um conhecimento aprofundado da ESGIN, do seu funcionamento, da região, bem como dos seus interlocutores e parceiros, afirmando ser importante promover a missão do ensino superior politécnico, reforçando a matriz profissionalizante com um modelo de formação e investigação orientado para a atividade empresarial ou criativa, com impacto direto no tecido produtivo.  Definindo a autonomia, a capacidade de afirmação e a competitividade como eixos fundamentais do seu projeto, o novo Diretor propõe-se “tornar a instituição num espaço amplo de democracia, de liberdade, de diálogo, de discussão e de afirmação, a nível local, regional e nacional, no respeito da sua autonomia científica e pedagógica, capaz de integrar novos estudantes e valorizar o conhecimento, a ciência e a cultura, e saber torná-la uma escola de referência do Instituto Politécnico de Castelo Branco”. Destacou ainda a importância de oferecer novas formações nos diversos graus de ensino, isoladamente ou em parceria com outras unidades Orgânicas do IPCB, abrangendo outros públicos, como por exemplo os trabalhadores-estudantes.
 
José Pedro Sousa é docente do IPCB desde 1996, sendo Professor-adjunto na ESGIN-IPCB. Prestou provas públicas para obtenção do título de especialista na área de direito – especialidade de ciências jurídico-empresariais, sendo advogado com exercício efetivo nos últimos 30 anos. Foi deputado na Assembleia Municipal de Castelo Branco e na Assembleia Intermunicipal da Beira Baixa, sendo atualmente deputado na Assembleia Municipal de Idanha-a-Nova.

Partilhe