A licenciatura em Fisiologia Clínica da Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias do IPCB vai realizar no dia 31 de março dois webinares sobre as doenças do aparelho circulatório, no âmbito da comemoração do Dia Nacional do Doente com AVC e em parceria com a Missão AVC e Fatores de Risco Cerebrocardiovasculares do Centro Académico Clínico das Beiras.

A iniciativa tem como objetivo abranger o maior número de pessoas, desde o público em geral, com especial enfoque nos sobreviventes de Acidente Vascular Cerebral (AVC), familiares e amigos, passando pelos profissionais de saúde, professores e alunos na área da saúde, fornecendo ferramentas para que sejam prestados os melhores cuidados aos nossos doentes.

A primeira conferência, “A vida depois do AVC”, é dedicada ao sobrevivente de AVC. Mais do que ter o conhecimento científico e técnico, é importante perceber o que sente a pessoa que vive o AVC e transmitir aos que cuidam e fazem parte das equipas multidisciplinares da saúde o que sente o familiar, o amigo e o próprio sobrevivente de AVC. Pretende-se ajudar a responder à questão “Tive um AVC, e agora o que vou fazer?” de forma humanizada, desmaterializando o tecnicismo do profissional de saúde.

O “Diagnóstico e Tratamento do AVC Pediátrico” será o segundo tema em destaque, uma vez que o AVC em idade pediátrica é uma realidade, apesar de ser menos comum que no adulto. O seu diagnóstico é com frequência mais difícil devido ao não reconhecimento dos sinais iniciais. Os avanços terapêuticos disponíveis necessitam de ser reforçados para que seja melhorado o diagnóstico precoce e tratamento.

As doenças do aparelho circulatório são as que mais matam em todo o mundo e o Acidente Vascular Cerebral é a primeira causa de morte e de incapacidade em Portugal, devendo ser olhado como um paradigma de intervenção orientado para a educação e prevenção.

Assinalado a 31 de março, o Dia Nacional do Doente com AVC, foi instituído no ano de 2003 com o objetivo de sensibilizar a população para a realidade da doença em Portugal e promover a melhoria das práticas profissionais de saúde, incentivando uma dinâmica que conduza a novas atitudes. Tem como parceiros a Sociedade Portuguesa do Acidente Vascular Cerebral, a Portugal AVC - União de Sobreviventes, Familiares e Amigos, a Associação Portuguesa de Cardiopneumologistas e a Angels Initiative.

Inscrição gratuita, mas obrigatória em https://forms.gle/4kJ6UDuS685yut86A. O link para acesso às sessões será enviado para o email registado no momento da inscrição.