O Clube Unesco Ciência, Tradição e Cultura do Politécnico de Castelo Branco (CTeC/IPCB) e o Lar de São Tomás do Salgueiro do Campo, em parceria com a Conselho Pedagógico da Escola Superior de Educação, comemoraram o Dia Mundial do Pão/ Dia Mundial da Alimentação desenvolvendo uma atividade intergeracional em que a valorização dos saberes dos mais velhos esteve em destaque.

A atividade teve o pão como tema central, juntou idosas e estudantes da licenciatura em Educação Básica da Escola Superior de Educação do IPCB, e teve como objetivo valorizar a partilha de saberes, aproximando diferentes gerações; promover uma maior consciência sobre a importância do pão na alimentação; estimular a aquisição e melhor compreensão de conhecimentos científicos e ainda, no caso dos estudantes, constituírem-se como disseminadores de boas práticas promotoras de uma alimentação saudável junto dos seus futuros alunos.

Em continuação da atividade, foi solicitado aos estudantes que indagassem junto dos seus avós sobre saberes sobre o pão, para além dos que referiram na atividade, e que reproduzissem a atividade com crianças que lhes fossem próximas. Dos testemunhos entretanto enviados será elaborado um portfólio.

A iniciativa decorreu no âmbito do projeto "Nem escola sem pão, nem educação sem ação", que está desde 2022 a ser desenvolvido pelo CTeC/IPCB, em parceria com o Agrupamento de Escolas Afonso de Paiva de Castelo Branco, o Lar de São Tomás do Salgueiro do Campo e o ISCE - Instituto Superior de Lisboa e Vale do Tejo de Odivelas.