“Desafios da Inteligência Artificial: Oportunidades e Ameaças” é o tema da Conferência do Politécnico que se realiza no dia 28 de junho, pelas 21:00 horas, no auditório Comenius dos Serviços Centrais e da Presidência do IPCB. A iniciativa vai ter como orador principal o Professor Doutor Carlos Costa Gomes, Presidente da Direção do Centro de Estudos de Bioética e vogal da Comissão de Ética do IPCB.

Realizadas desde 2014, as Conferências do Politécnico são um evento de divulgação científica, de partilha de testemunhos e de conhecimento em áreas transversais como a economia, a política, o direito, a medicina, a religião, o ambiente, o ensino superior, o desenvolvimento regional, o empreendedorismo, a ética ou a economia social. São proferidas por personalidades de renome e especialistas nas temáticas abordadas, sendo abertas à população em geral.

Carlos Costa Gomes é doutorado em Bioética, com um PÓS-DOC em Bioética e Medicina Narrativa. Exerce funções como professor adjunto convidado e investigador na Escola Superior de Saúde Norte da Cruz Vermelha Portuguesa, e também como professor convidado em diversas instituições e cursos, tais como a Pontifícia Universidade Católica do Paraná – Brasil, a Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, e no curso de Pós-Graduação em Gestão da Qualidade em Saúde (ICS-UCP Porto), no Curso de Pós-Graduação em Cuidados Continuados e Paliativos (CESPU).

É Presidente da Comissão de Ética da Escola Superior de Saúde Norte da Cruz Vermelha Portuguesa, e também da Comissão de Ética da Casa de Saúde de S. Mateus e da Comissão de Ética do Instituto de Psicologia e Neuropsicologia do Porto.

Investigador responsável pelo projeto de investigação "O contributo do pensamento bioético de Daniel Serrão no âmbito da Bioética em Portugal", e investigador na UID – ESSNorteCVP, Carlos Costa Gomes é também Diretor da Revista Portuguesa de Bioética – Centro de Estudos de Bioética e foi Investigador do CEGE – Research Centre in Management and Economics da Católica Porto Business School of Universidade Católica Portuguesa (2018-2020), Coordenador do Programa de Mestrado em Bioética do Instituto de Bioética da Universidade Católica Portuguesa (2016-2020), e professor convidado na ESSCVP – Alto do Tâmega (2019-2022). Tem dezenas de publicações e capítulos de livros publicados, e é membro correspondente da Academia Fides et Ratio – Rio de Janeiro – Brasil e do Conselho de Redação da Real Engenho – Publicações Académicas – PUC – Rio de Janeiro – Brasil.

Partilhe