Promovidas pela área do Design de Comunicação e Audiovisual da Escola Superior de Artes Aplicadas do IPCB, as DCA Talks têm como objetivo promover a discussão e partilha de conhecimentos e experiências, aproximando reputados profissionais à comunidade académica da ESART–IPCB, bem como da sociedade em geral.

A primeira palestra, “Infográficos e animações na National Geographic”, tem lugar no dia 25 de novembro, pelas 15.00 horas, e é apresentada por Fernando Baptista.

Licenciado em Belas Artes pela Universidade do País Basco, Fernando Baptista trabalhou como ilustrador e designer freelancer durante vários anos até colaborar com o jornal El Correo. Em 2007 integrou o quadro de pessoal da National Geographic Magazine, em Washington DC. Foi professor associado na Universidade de Navarra, e atualmente ensina ilustração científica na Universidade do País Basco. Em 2012 foi nomeado um dos 5 designers de infografia mais influentes do mundo dos últimos 20 anos. Ganhou mais de 225 prémios nas edições da SND (Society for News Design), Webbys, SPD, ÑH, British Archaeologist Award, Best American Infographic e Malofiej, incluindo o Peter Sullivan Award, o prémio mais reputado na área da Infografia. Em 2013 e 2016 recebeu duas nomeações Emmy com animações de stop motion. É um entusiasta da banda desenhada e da ficção científica.

Para efeitos de emissão de certificado, os participantes devem inscrever-se previamente (https://dca.esart.ipcb.pt/dca-talks), garantindo deste modo o envio do endereço zoom. Este registo está limitado a 100 participantes. A assistência em acesso aberto é feita através do Facebook (www.facebook.com/DesigndeComunicacaoIpcbEsart).