O livro "Communication Design and Branding: A Multidisciplinary Approach", que tem como editores os designers e investigadores Daniel Raposo, Professor Coordenador do Instituto Politécnico de Castelo Branco, e Nuno Martins, Professor Coordenador do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave foi recentemente publicado, integrando o título coletivo “Springer Series in Design and Innovation” (volume 32), que se encontra indexada à Scopus.

A obra apresenta novos resultados de estudos científicos e empíricos, com potencial contributo para o desenvolvimento das áreas do design de comunicação e do branding, destacando-se as abordagens interdisciplinares que demonstram como combinar conhecimentos nestes domínios que permitam incrementar o desempenho e competitividade das empresas num mundo complexo, digital e global. Ao reunir contributos originais, revistos por pares, escritos por designers, engenharia de software, marketeers e gestores de produto, este livro fornece às comunidades do design de comunicação e do branding um retrato oportuno sobre as estratégias e melhores práticas atuais aplicáveis na melhoraria de diferentes tipos de negócios através do design. Evidenciando os desafios contemporâneos, pretende-se também inspirar e fomentar a colaboração entre diferentes grupos, tanto na universidade como na indústria.

O livro organiza-se em quatro partes temáticas, nomeadamente: 1. Design de Identidade Visual e Design de Comunicação; 2. Design de Comunicação e Publicidade de Marca; 3. Imagem de marca e experiência do utilizador; 4. Design, Inovação e Gestão de Marcas.

Os capítulos abordam particularmente assuntos como o design de marcas e identidades visuais dinâmicas; a identidade visual de organizações sem fins lucrativos; a publicidade exterior e design de cartazes; a comunicação em redes sociais e storytelling; a marca, experiência e imagem de marca no sector da hotelaria, turismo e território; e o design estratégico, marketing e gestão.

Com um total de 362 páginas e vinte capítulos, incluindo quatro em coautoria com os editores, o livro está disponível para venda no website da editora (https://link.springer.com/book/10.1007/978-3-031-35385-7), na Amazon e em livrarias especializadas.

Até ao momento, Daniel Raposo editou vinte livros e é autor de três livros, editados e escritos em colaboração com outros investigadores nacionais e internacionais. É Editor Responsável da Convergências - Revista de Investigação e Ensino das Artes, desde 2008, recentemente indexada à Scopus e coorganiza o EIMAD – Encontro Internacional de Investigação em Música, Artes e Design desde 2011.

É designer de comunicação e Professor Coordenador no Instituto Politécnico de Castelo Branco. Doutor em Design pela Universidade Técnica de Lisboa, mestre em Design, Materiais e Gestão de Produtos pela Universidade de Aveiro, licenciado em Design de Comunicação pelo Politécnico de Portalegre e Técnico em Design nível III pela Escola Secundária Nuno Álvares. É investigador do CIAUD - Centro de Investigação em Arquitectura, Urbanismo e Design e do Rethink – Grupo de Investigação sobre Design para o Território.