A Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias (ESALD) do Instituto Politécnico de Castelo Branco comemorou o seu 75º aniversário no dia 7 de junho de 2023, tendo realizado um conjunto de atividades durante os dias 06 e 07 de junho de 2023.

No dia 06 de junho, deocorreu a atividade "Ciência em Ação - Casos Clínicos", que teve como objetivo proporcionar aos alunos a oportunidade de aplicar os conhecimentos e competências adquiridos, estimulando ao mesmo tempo o trabalho em equipa e a interação entre as várias licenciaturas lecionadas na ESALD. Destinada a todos os estudantes de licenciatura, a atividade foi realizada numa plataforma online, a qual teve vários casos clínicos multidisciplinares para estes solucionarem.

No dia 07 de junho, e após a receção dos convidados, seguida por um momento musical promovido pela Escola Superior de Artes Aplicadas do IPCB, teve lugar a Sessão Solene da Cerimónia Comemorativa do 75º Aniversário da ESALD.

No mesmo dia. pelas 15:45, teve lugar a conferência "O sistema de Saúde e o ensino de Saúde em Portugal", proferida pelo orador convidado Jorge Simões, Professor Catedrático Convidado de políticas e sistemas de saúde na Universidade de Aveiro e Professor Visitante na Universidade de S. Paulo, moderada por Nuno Francisco, jornalista e diretor do Jornal do Fundão.

Às 16:30, realizou-se o reconhecimento público aos estudantes com mérito académico (Quadro de Honra da ESALD), aos estudantes vencedores da atividade Ciência em Ação, assim como aos docentes e não docentes aposentados da ESALD, ocorrendo em seguida a inauguração da Galeria de Fotografias "75 anos a formar profissionais de saúde de qualidade e excelência!".

As comemorações do 75º aniversário da ESALD encerraram no final do dia com um Porto de Honra e corte do bolo de aniversário, seguido de um jantar comemorativo, uma organização conjunta da Direção da ESALD e da Associação de Estudantes da ESALD, para toda a comunidade académica da ESALD (estudantes, docentes e não docentes).