O Instituto Politécnico de Castelo Branco, através da Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias, acaba de ver aprovado o financiamento do projeto “BB&CoVID; Beira Baixa CO(m)VID(a)”, com um investimento elegível de 289.561,89€ e comparticipação FEDER no valor de 246.127,61€.

Com uma duração prevista de 30 meses, o trabalho tem como objetivo desenvolver um estudo epidemiológico que caracterize a população das zonas rurais do distrito de Castelo Branco, estando prevista a realização de uma avaliação proporcional ao número de habitantes em que todos os concelhos e freguesias por forma a atingir uma amostragem de 8,000 indivíduos.

O investigador responsável é o docente Francisco Rodrigues (ESALD), integrando também a equipa de investigadores os docentes Catarina Gavinhos (ESACB), Cristina Carrondo (ESALD), Joana Liberal (ESALD), Manuel Martins (ESACB) e Patrícia Coelho (ESALD), todos associados à Unidade de Investigação Q-Rural, contando com o apoio de José Carlos Gonçalves (ESACB) e ainda de dois bolseiros.

Esta candidatura surge no seguimento da colaboração do IPCB na implementação do Laboratório COVID-19 na Unidade de Local de Saúde de Castelo Branco, realizada em parceria com o Centro de Biotecnologia de Plantas da Beira Interior, e é financiada no âmbito do Sistema de Apoio à Investigação Científica e Tecnológica Projetos de Investigação Científica e Desenvolvimento Tecnológico (IC&DT) / Programa “Testar com Ciência e Solidariedade” – COVID-19 (AAC 02/SAICT/2020).