A conquista do quarto lugar nas fases finais dos Campeonatos Nacionais Universitários (CNU), depois da estreia nas últimas eliminatórias de basquetebol masculino, confirmou o Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB) como uma das melhores instituições de ensino superior na modalidade, sendo o único politécnico nos lugares cimeiros da tabela classificativa. Esta foi mesmo a melhor época de sempre da equipa albicastrense, o que deixa grandes perspetivas para a próxima temporada.

Organizada pela Federação Académica do Desporto Universitário e adiada devido à pandemia por Covid-19, a edição de 2021 da festa maior do desporto do ensino superior português decorreu em julho na Covilhã e no Fundão, contando com as formações masculinas e femininas de duas dezenas de clubes, as quais disputaram dez títulos nas modalidades de andebol, basquetebol, futsal, voleibol, futebol 11 e rugby 7.

O encontro inaugural com a Universidade de Coimbra, partida renhida em que o IPCB apenas fraquejou no último período, rematou nos 38-59. Seguiu-se o jogo com a Nova, que os albicastrenses dominaram desde o início, mas a adversária reduziu a diferença no marcador para os 49-47. Apesar das réplicas, o politécnico dominou no mano a mano com o Instituto Universitário de Lisboa, fechando nos 46-57. Já as meias-finais opuseram a académica da Universidade de Aveiro, várias vezes campeã, e Castelo Branco, num jogo de alto nível que se ficou pelos 84-54, enquanto que a cidade dos estudantes revalidou o título nacional ao derrotar o Minho. Na disputa do 3.º e 4.º lugares, luta excelente até metade, as dificuldades do IPCB no jogo exterior e interior com os bracarenses não permitiram segurar a liderança, fechando o resultado nos 59-64.

Graças à parceria com a Associação de Basquetebol Albicastrense (ABA) e à tutoria do treinador João Rocha, docente da licenciatura de Desporto e Atividade Física da Escola Superior de Educação do IPCB e coordenador da ABA, esta é uma das modalidades em que os alunos do Politécnico de Castelo Branco beneficiam da prática desportiva contínua e sistemática, tendo em vista a evolução dos jogadores.

Ao longo do último ano letivo os estudantes atletas da equipa conjunta têm vindo a realizar treinos diários de três horas, cinco dias por semana, o que se traduz em mais de uma centena de treinos de basquetebol e de desenvolvimento físico. Para lá dos jogos ao fim de semana, as prestações cada vez mais elevadas permitem-lhes competir na segunda divisão nacional e participar nos CNU. É o caso de Afonso Dias, Alexandre Gonçalves, André Santos, Carlos Esteves, Diogo Cruz, Ericles Jesus, Hélio Mendonça, Ivan Jorge, Manuel Oliveira e Marcelo Ramos, que representaram a instituição nestas últimas provas, juntando-se-lhes Bruno Barros, Duarte Jorge, Guilherme Bastos, Hélio Correia, Helton Pina, Jasson Ravlin, Marcus, Max e Ricardo Domingos.