A Clínica Pedagógica da Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias do IPCB, em articulação com a área científica de Fisioterapia e a Unidade de Investigação e Desenvolvimento (UID) SHERU do Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB), vão promover, durante o mês de janeiro, um programa de avaliação de atletas usando uma bateria de testes físicos e funcionais, fundamentados em investigação científica atual.

Esta avaliação está disponível para atletas profissionais ou amadores de qualquer modalidade desportiva. O resultado será disponibilizado sob a forma de um relatório único, com indicação de eventuais recomendações no caso da identificação de alguma predisposição clínica ou fator de risco para lesão.

Nesta época de condicionamentos relacionados com o COVID-19, o exercício e a atividade física regular ganham especial relevância para a saúde da população. No entanto, a realização destas atividades, particularmente para os que as não realizavam antes ou para aqueles que as interromperam, pode ser geradora de alguns riscos de lesão, que poderão ser minimizados através deste programa.

A junção destas valências do IPCB permite a disponibilização de um serviço ímpar na região, com o potencial de contribuir para a saúde e a literacia sobre a prática do exercício.

Este serviço tem um custo associado de 37,50 euros, devendo os interessados fazer uma marcação prévia através do telefone 272340563 ou do email clinicapedagogica.esald@ipcb.pt.