O livro “Turismo e Desenvolvimento dos Territórios do Interior”, coordenado por Paula Reis, investigadora e docente da Escola Superior de Gestão de Idanha-a-Nova do IPCB, foi apresentado na ESGIN-IPCB, numa sessão que contou com a intervenção da Diretora da escola, Sara Brito, do Diretor da RVJ Editores, João Carrega, e do Presidente da Associação Ibérica do Turismo do Interior, Miguel Martins.

Na apresentação da obra, o Presidente da Associação Ibérica do Turismo do Interior enalteceu a importância do livro para a academia e para os agentes dos territórios, na medida em que evidencia a importância de um trabalho articulado e contínuo entre a academia e o território, em prol do desenvolvimento turístico integrado do(s) território(s) do interior. Na sua opinião, a obra é um roteiro dos diversos caminhos alternativos para inverter o ciclo vicioso destes territórios, através da criação de um ecossistema colaborativo sustentável entre o conhecimento dos investigadores e os ativos dos territórios, envolvendo todos os intervenientes destes territórios.

O livro “reúne um conjunto de trabalhos de natureza científica muito relevante, desenvolvidos por investigadores que procuram realçar, através dos seus trabalhos de investigação, exemplos de projetos diferenciadores ou de iniciativas inovadoras do setor do turismo que têm contribuído, de forma consistente, para o crescimento económico, para a criação de emprego e para a coesão territorial de um país manifestamente desequilibrado entre o seu interior e o seu litoral”.

A obra contém trabalhos em diversas áreas conexas ao Turismo: as Políticas Públicas de Desenvolvimento Regional, as Ruínas enquanto Identidade Territorial e Recurso Estratégico, o Património e Geocaching integrado em Rotas Turísticas, as Perceções das Comunidades em torno dos Eventos Turísticos, a Mobilidade em Áreas Protegidas, a Inovação como fator de Competitividade das Estações Náuticas, as Redes Sociais na divulgação dos Destinos, e a Prospetiva no estudo de Sistemas Turísticos.

São autores dos trabalhos de investigação: Ana Balão (IPPortalegre/CICS.NOVA.UÉvora); Ana Castela (IPCB); Ana Rita Garcia (IPCB); George Ramos (IPCB); João Sarmento (U.Minho); José Rodrigues (IPTomar); Luiz Alves (U.Coimbra); Maria da Saudade Baltazar (U.Évora), Maria João Gregório (U.Minho); Paula Pereira (IPCB); Paula Reis (IPCB); Paulo Carvalho (U.Coimbra); Rogério Dionísio (IPCB) e Sara Nunes (IPCB).